Publicado em: 21/03/2023 Atualizado:: março 21, 2023
A Academia Teixeirense de Letras (ATL) abre seus trabalhos acadêmicos de 2023 com a 1ª sessão solene a ser realizada nesta sexta-feira (24), às 19h, no auditório Francistônio Alves Pinto da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas/BA.
A programação envolve a entrega de troféus, medalhas e dinheiro aos vencedores da 7ª edição do Prêmio Castro Alves de Literatura; a posse da neoacadêmica Maria Vitória Ruas, que vai ocupar a Cadeira 12 da instituição literocultural; bem como sorteio de livros, recital, concessão de títulos de nobreza, homenagens e muito mais.
“Como sempre, a nossa programação foi pensada e preparada com muito empenho e carinho para que todos, acadêmicos e convidados, se sintam prestigiados numa noite dedicada à exclusivamente literatura, à cultura e à confraria”, afirmou o presidente da ATL, Carlos Mensitieri.
Entre os convidados especiais do âmbito literário e cultural, já está confirmada a presença de Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho, que preside a Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA) e, mais uma vez, estará abrilhantando o evento regional.
A expectativa também é grande em relação à solenidade porque ela marca o início dos trabalhos da nova diretoria, eleita para atuar no biênio 2023/2024, e que tem a seguinte composição: Carlos Mensitieri (presidente), Raimundo Magalhães (vice-presidente) Erivan Santana (secretário-geral) e Gisele Ellen como tesoureira.
Por sua vez, o conselho fiscal conta com o apoio dos acadêmicos Edinar Cerqueira, Elias Botelho e Maurício de Novais.
“Há sete anos, a ATL chegou para fazer história em Teixeira de Freitas e região e a prova disso é a entrega de mais uma edição do Prêmio Castro Alves de Literatura que todos vão poder conferir nesta sexta inesquecível”, convidou o acadêmico e organizador da premiação, Almir Zarfeg.