• SEJA BEM-VINDO

Acadêmico Carlos Mensitieri reúne prosa e poesia no seu novo livro “Textos Cruzados”

Publicado em: 12/10/2022 Atualizado:: outubro 12, 2022

Carlos Mensitieri durante a 77ֺª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia, no início de outubro, em Goiânia/GO

 

O acadêmico Carlos Mensitieri reúne sua produção mais recente em prosa e verso no seu mais novo livro “Textos cruzados: prosa, poesia & vice-versa” (Lura Editorial, 2022).

 

A obra é dividida em três partes distintas que, contudo, dialogam entre si e, ao fim, mantêm entrosamento formal e unidade temática. São elas: Prosa, Poesia & Vice-versa.

 

Na 1ª parte – Prosa – estão reunidos dez textos que Mensitieri produziu mais recentemente. São crônicas, como “Visita à Bienal”, e contos, como “A golpista”, textos marcados pela informalidade da linguagem e pela forte verossimilhança. Alguns desses textos, envolvendo os dois gêneros, foram premiados em concursos literários.

 

 

Essa 1ª parte é apresentada de maneira magistral pela professora doutora Aline Santos de Brito Nascimento, do Departamento de Letras do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

 

Na 2ª parte – Poesia – os leitores vão encontrar 17 poemas em versos livres com alguns dos quais – como “O ritmo de um poema”, “Os quatro elementos” e “Partir” – tendo sido bem avaliados pela crítica. Os textos são apresentados pelo também acadêmico e poeta Erivan Santana, que chama a atenção dos leitores para dois aspectos interessantes da poesia de Mensitieri: a metalinguagem e a preocupação social.

 

 

Na 3ª parte – Vice-versa – aparece um artigo dedicado à análise do conto “Mirtes Aparecida da Luz”, de Conceição Evaristo. O texto, que faz parte do Mestrado em Letras oferecido pela UNEB, trata da resistência da mulher negra no conto em questão.

 

O artigo científico imprime um quê de sofisticação ao livro “Textos cruzados: prosa, poesia & vice-versa”, de Carlos Mensitieri, que além de poeta e escritor é também engenheiro, jornalista e bacharel em direito.

 

Recentemente, Mensitieri foi eleito presidente da Academia Teixeirense de Letras (ATL). Ele comandará a instituição literária no biênio 2023/2024 ao lado dos acadêmicos Raimundo Magalhães (vice), Erivan Santana (secretário-geral) e Gisele Ellen (tesoureira).

 

“Com grande satisfação, coube a mim a honrosa tarefa de cuidar da edição deste livro, o que me possibilitou o contato com forma e fundo, significante e significado, de sorte que não tenho outra sugestão a lhes apresentar senão esta: leiam”, escreveu Almir Zarfeg no prólogo da obra.

 


JORNAL INDEPENDENTE


Siga as redes sociais