• SEJA BEM-VINDO

Acadêmicos da ATL marcam presença no Sarau em tributo ao saudoso Ramiro Guedes

Publicado em: 16/07/2022 Atualizado:: julho 16, 2022

Os acadêmicos Almir Zarfeg, Erivan Santana, Arolda Maria e Carlos Mensitieri

 

Na noite de ontem (15/7), a partir das 19h, a Academia Teixeirense de Letras (ATL) – representada pelos acadêmicos Arolda Maria Figuerêdo, Carlos Mensitieri, Erivan Santana e Almir Zarfeg – prestigiou o Sarau em Tributo a Ramiro Guedes.

 

O Sarau faz parte da exposição “Ramiro Além do Tempo”, que acontece no Shopping PatioMix, na Galeria Motirô, de 28 de junho a 24 de julho, com curadoria do Coletivo Motirô das Artes.

 

A exposição, que conta com a participação de 20 artistas plásticos de Teixeira e região, marca o 1º ano da passagem de Ramiro Guedes por este mundo. Ao mesmo tempo, presta uma justa e merecida homenagem ao notável radialista, poeta e autor que foi fundador da Cadeira 7 da ATL, hoje ocupada por Maurício de Novais.

 

 

 

O pessoal da ATL deu depoimentos e recitou poemas em homenagem ao inesquecível confrade. Zarfeg leu “Radiofônico”, poema de sua autoria dedicado a Guedes. E Mensitieri compartilhou com o público o texto “Jesus Autista”, do próprio Guedes.

 

Um dos pontos altos do evento foi a apresentação da acadêmica e professora Arolda Maria e alguns dos seus alunos do curso de Letras da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus X), que dividiram com o público trechos da obra em prosa e versos do saudoso Ramiro. Ainda inédita, a obra já é objeto de pesquisa de iniciação científica coordenada pela mestra. A cada leitura, muita emoção. A cada declamação, muitos aplausos.

 

A noite ainda teve cantorias, coreografias, performances, declamação de trechos de “O Navio Negreiro”, de Castro Alves, pelos meninos do Colégio Henrique Brito, depoimentos e muito envolvimento. O cantador Zé Alves tirou algumas canções de sua viola mágica.

 

 

A apresentação do Sarau ficou por conta da competente Lidiane Ribeiro, que contou com o apoio técnico e humano de Katia Aslene e Tamires Persan.

 

Durante os intervalos entre as apresentações, houve sorteio de exemplares da antologia “ATL em Verso e Prosa!”, doados por Carlos Mensitieri. Almir Zarfeg doou ao Coletivo Motirô dez exemplares de seu 1º romance, “Estação 35”.

 

“Ramiro segue saudoso, mas cada vez mais presente por tudo que fez de relevante nas comunicações, na música, nas artes e na vida das pessoas. Ramiro vive. Viva Ramiro”, disse Almir Zarfeg.

 

A família de Ramiro Guedes se fez presente através da viúva Marisa Goulart e dos filhos Maíra e Pablo Guedes.

 


JORNAL INDEPENDENTE


Siga as redes sociais