• SEJA BEM-VINDO

Agilidade e acolhimento: Prefeitura incrementa o processo de atendimento na UPA

Publicado em: 17/08/2022 Atualizado:: agosto 18, 2022

 

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) se constitui enquanto um importante ponto focal da rede de saúde da cidade. A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas — por meio da Secretaria de Saúde — incrementa o processo de atendimento oferecido pelo corpo técnico do local.

 

Durante a entrada dos pacientes, funcionários responsáveis pela portaria realizam o acompanhamento completo até o balcão de recepção. Marquires Aguiar de Oliveira, diretora da UPA, informou que os servidores encarregados oferecem atenção integral: “buscamos atender os mínimos detalhes: transporte por cadeira de rodas ou maca, preenchimento de fichas na recepção, entre outras demandas”.

 

Marquires Aguiar de Oliveira, Diretora da UPA (Foto: Wesley Morau)

 

Quando não há necessidade de internação, assistentes sociais integrados na unidade fazem o trabalho humanizado de acolhimento durante a interface entre a UPA e os postos de saúde.

 

“Entramos em contato com a UBS mais próxima da residência do paciente por telefone, a fim de agendar dia e horário específicos para que ele possa procurar o serviço”, disse Marquires.

 

Janaína dos Santos Sperotto, assistente social da UPA (Foto: Wesley Morau)

 

“O atendimento que ofertamos aqui é essencial, pois antes as pessoas saíam desorientadas, sem saber a quais setores recorrer. Passando pelo serviço social, vamos saber se é necessário ir para um PSF ou para outras instituições como CAPES ou CTO”, ressaltou Janaína dos Santos Sperotto, assistente social da UPA.

 

 

 


JORNAL INDEPENDENTE


Siga as redes sociais