Publicado em: 27/10/2022 Atualizado:: outubro 27, 2022
Nesta quarta-feira (27/10) foi concluída mais uma importante fase de implantação na comunidade Ribeiro Grande, de 50 clones de mandioca, avaliada e desenvolvida pela Embrapa no Extremo sul da Bahia, em campos experimentais de instituições e produtores parceiros.
Parte dessa coleção é gerada pelo programa de Melhoramento Genético de Mandioca da Embrapa – mandioca e fruticultura de Cruz das Almas.
Depois de selecionado, o material foi levado para áreas de instituições e produtores parceiros, em: Serra dos Aimorés, Teixeira de Freitas e Alcobaça, formando uma ampla rede de experimentos e testes.
Uma variedade de mandioca não é algo que se consegue em curto período de tempo. Requer ciclos de recombinações e validações.
De acordo com Adonias Lima, técnico da Polímata, nesse processo de seleção o objetivo é buscar variedades com as seguintes características: resistência à bacteriose, principal doença que ocorre na cultura da mandioca; alta produtividade; elevada altura da primeira ramificação, para favorecer o plantio mecanizado; e, por fim, boas qualidades culinárias, ou seja, material de mesa tem que cozinhar bem.
Essas são as principais características que consideramos aqui, em função dos nossos trabalhos que temos conduzido nessa parceria com a EMBRAPA, PAT da mandiocultura, Biofábrica e os demais parceiros envolvidos.
Importante reforçar a nossa parceria com a Suzano, nesse trabalho no qual disponibiliza assistência técnica através da Polimata, para atender os agricultores dentro das suas ações no município, e através desses parceiros, levar novas tecnologias para potencializar a produção dos produtores rurais de toda região.