• SEJA BEM-VINDO

ATL celebra a arte com posse acadêmica e entrega do Prêmio Castro Alves de Literatura 2022

Publicado em: 11/04/2022 Atualizado:: abril 11, 2022

A Academia Teixeirense de Letras (ATL) realizou na última sexta-feira (8), às 19h, no Auditório Francistônio Pinto da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, sua 1ª sessão solene de 2022. O evento acadêmico atraiu a presença de dezenas de pessoas amantes da literatura.

Compuseram a mesa o secretário de governo de Pedro Canário/ES, Darley Simões Figueiredo; o cirurgião dentista Fabiano Pires Neves; o príncipe Dom Alexandre Camêlo Rurikovich Carvalho; a professora doutora Karina Lima Sales; o presidente da ATL Athylla Borborema; o secretário-geral Erivan Santana e o vice-presidente Carlos Mensitieri.

Os quatro cavaleiros: Carlos Mensitieri, Dom Alexandre Carvalho, Almir Zarfeg e Athylla Borborema

Feita a leitura da ata da última sessão solene e dadas as boas-vindas aos confrades, confreiras e público presente, o mestre de cerimônias Clébio Rodrigues passou à posse da Membra Correspondente Ana Cristina Santos, que foi recepcionada pela acadêmica Edinar Cerqueira. Assim que assinou o Termo de Posse e foi empossada pelo presidente Athylla Borborema, Ana Cristina discursou para todos lembrando seus familiares e início na literatura. A emoção tomou conta da neoacadêmcia da ATL, que por fim recitou um poema feito especialmente para a ocasião.

“Com certeza essa instituição será uma grande escola para aprender com os ilustres colegas letrados. Sinto-me como Davi, que derrotou o gigante Golias, que eu seja capaz de derrotar todos os gigantes que aparecerem no meu caminho. Comecei lentamente a dar meus primeiros passos, aquela menina muito curiosa e perguntadora, risonha, e às vezes desconfiada, mas sempre muito observadora, de uma família humilde e de pais muito esforçados e trabalhadores, nunca imaginou que um dia pudesse chegar tão longe”, disse Ana Cristina.

Maurício de Novais e Ana Cristina são empossados pelo presidente Athylla Borborema

Maurício de Novais foi recepcionado pelo acadêmico Erivan Santana, que discursou brilhantemente usando como mote o poema de Drummond “O lutador”. O professor, poeta e escritor Maurício assinou o Termo de Posse, foi empossado pelo presidente Athylla Borborema como titular da Cadeira 07. Então o neoacadêmico discursou da tribuna para o público presente no recinto.

“Além da honra de estar ombreado de pessoas tão admiráveis nesta academia, tenho uma alegria adicional: ocupar a Cadeira nº 7. Essa cadeira é, ao mesmo tempo, símbolo, ícone e índice da liberdade de expressão, do amor à verdade e da busca pelo aperfeiçoamento pessoal e intelectual. Essa cadeira nº 7 representa o respeito pela civilidade e pela liberdade, pela verdade e pela democracia. Essa cadeira tem como patrono o radialista Ivan Rocha, comunicador baluarte do ideal da liberdade de expressão e do respeito aos fatos”, pontuou Maurício de Novais.

Entrega do Prêmio Castro Alves de Literatura para Laís Fonseca e Maurício de Novais

A entrega do Prêmio Castro Alves de Literatura 2022, que chegou à sua 6ª edição, encheu de entusiasmo os acadêmicos que inscreveram seus poemas, crônicas e contos, e também as pessoas de várias cidades da região que se inscreveram nas mesmas categorias e condições. Nas versões Interna, para membros da ATL e Regional, para interessados de Teixeira de Freitas e região.

Os primeiros colocados nas três categorias – poema, crônica e conto – tanto na versão Interna quanto na Regional receberam troféus. Já os segundos e terceiros colocados nas mesmas categorias e versões receberam medalhas. As menções honrosas foram homenageadas com medalhas.

Os membros das comissões julgadoras e organizadora também foram homenageados com diplomas e medalhas. Os jurados que não puderam comparecer vão receber as honrarias em suas residências. Já os candidatos premiados que não se fizeram presentes, por qualquer motivo, precisam procurar a Diretoria Acadêmica para retirar sua premiação em até trinta dias.

A seguir, os primeiros colocados da versão Regional – nas categorias poema, crônica e conto: Maurício de Novais com “Alma água-pretense”, Jan Clésio Pires com “Livrinhos” e Daniele Botelho com “Maria Leopoldina: o motivo da independência”, respectivamente.

Os primeiros colocados da versão Interna – nas categorias poema, crônica e conto – são: Carlos Mensitieri com “O ritmo do poema”, Elias Botelho com “Carrinho de pau” e Ademar Bogo com “O tribunal do rio”, respectivamente.

“Meus parabéns a todos os vencedores e à ATL pela realização desse concurso literário que já virou referência literocultural em Teixeira e região”, afirmou Almir Zarfeg, que cuidou da organização do certame.

Entregue a premiação, inclusive com exemplares da antologia “ATL em Verso e Prosa!” – volume VI, Dom Alexandre Camêlo Rurikovich Carvalho deu início a uma série de homenagens, como a entrega de títulos de nobreza, a medalha comemorativa dos dez anos de fundação da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA) e a medalha de cavaleiro comendador e de dama comendadora da Augustíssima Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente.

Ezequias Alves recebendo o título de nobreza de Barão de Dom Alexandre Carvalho

O cirurgião dentista itanheense e residente em Salvador, Fabiano Pires Neves, recebeu o título de nobreza de Marquês das mãos de Dom Alexandre, que tanto preside a Febacla quanto a Casa Real e Imperial. Já o advogado teixeirense Ezequias Alves recebeu o título de nobreza de Barão. Dr. Fabiano ainda foi homenageado com um Doutorado Honoris Causa concedido pela Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos (OMDFH), também das mãos de Dom Alexandre, que é vice-presidente da instituição cultural.

Fabiano Pires recebendo o título de nobreza de Marquês de Dom Alexandre Carvalho

Durante a cerimônia acadêmica, obras literárias lançadas recentemente receberam moções de aplausos da confraria. Arolda Maria Figuerêdo com “Pitada de poesia de mulher”; Edelvânio Pinheiro com “O cachorro cor de caramelo que vivia nas ruas de Jaguaré” (ele foi representado pelo irmão Edelvácio Pinheiro); João Carlos de Oliveira com “Colóquio com o silêncio” e Jackson Novais e demais coautores da antologia poética “Poesia da Favela”.

O presidente da ATL, Athylla Borborema, ainda leu o Edital de Convocação para as eleições que vão escolher a nova Diretoria Acadêmica para o biênio 2023/2024. “Os membros efetivos vão se reunir em 6 de junho, para escolher o novo presidente que será empossado por mim no evento acadêmico de dezembro deste ano”, destacou Athylla.


JORNAL INDEPENDENTE


Siga as redes sociais