• SEJA BEM-VINDO

ATL entrega o Prêmio Castro Alves de Literatura 2022 nesta sexta-feira, 8

Publicado em: 06/04/2022 Atualizado:: abril 6, 2022

A Academia Teixeirense de Letras (ATL) vai realizar uma sessão solene nesta sexta-feira (8), a partir das 19h, no auditório da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, para a entrega do Prêmio Castro Alves de Literatura 2022.

O concurso literário, que é realizado pela ATL e chega à sua 6ª edição, premia os vencedores nas categorias Poema, Crônica e Conto com troféus (primeiros colocados) e medalhas (segundos e terceiros colocados). Os quartos, quintos e sextos colocados recebem menções honrosas.

“O certame envolveu duas inversões, uma Interna e a outra Regional, que contaram com expressiva participação e textos em versos e prosa de muito boa qualidade”, afirmou o acadêmico Almir Zarfeg, que presidiu a Comissão Organizadora.

Apenas os acadêmicos inscrevem seus textos na versão Interna, os quais são avaliados por uma Comissão Julgadora composta por nomes conhecidos do cenário literário, como o poeta e crítico mineiro Leonardo de Magalhaens, e o presidente da União Baiana de Escritores, Carlos Yeshua.

Qualquer pessoa moradora de um dos 13 municípios que compõem o Território de Identidade do Extremo Sul pode inscrever seus textos, em versos ou prosa, na versão Regional.

“Essa premiação é uma das grandes realizações da ATL e foi idealizada para incentivar a produção literária em Teixeira de Freitas e região”, disse o presidente da instituição literocultural, Athylla Borborema.

Além dos acadêmicos que inscreveram seus textos no concurso, há autores premiados de cidades como Itanhém, Mucuri, Caravelas, Itamaraju e Teixeira de Freitas.

O evento solene ainda terá posse de dois novos acadêmicos, concessão de moções de aplausos a autores que publicaram obras recentemente, a presença do presidente da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA), Dom Alexandre Camêlo Rurikovich Carvalho, além de recitais. “Uma sessão da ATL é sempre uma boa oportunidade para falarmos de literatura e vivenciarmos a cultura”, concluiu Zarfeg.


JORNAL INDEPENDENTE


Siga as redes sociais