Publicado em: 15/02/2022 Atualizado:: fevereiro 16, 2022
Maurício de Novais e Ana Cristina Santos, que serão empossados em março na ATL
A Academia Teixeirense de Letras (ATL) vai empossar os autores Maurício de Novais e Ana Cristina Santos como membros efetivo e correspondente, respectivamente, no evento acadêmico previsto para a noite do dia 25 de março de 2022. No auditório da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas.
Maurício de Novais foi eleito para ocupar a Cadeira 7, que foi ocupada pelo saudoso radialista e poeta Ramiro Guedes. Já Ana Cristina será empossada membro correspondente na ATL pelo Estado do Espírito Santo, mais especificamente pela cidade de Pedro Canário, localizada no norte capixaba, na divisa com a Bahia.
Maurício é autor de vários livros, envolvendo os gêneros poema, romance e infantojuvenil. Entre suas obras, citam-se “Um crime passional” (romance), “Não estamos interessados” (poemas) e “O maravilhoso mundo de Alice” (infantojuvenil). No Prêmio Castro Alves de Literatura 2022, versão regional, ele faturou o 1º lugar com o poema “Alma água-pretense”. Ainda brilhou nas categorias crônica e conto com os respectivos textos “Um planeta desabitado” (2º lugar)e “O Psicanalista” (2º lugar).
Ana Cristina Santos é autora de “Sentimentos meus” (Viseu, 2021), que marcou sua estreia na poesia de maneira lírica e confessional. Ela participou também das antologias “Nós – Poesias para tardes ensolaradas” e “Ode ao Tempo”, ambas publicadas pela Lura Editorial. A indicação de Ana à ATL tem o aval de Cleuber Rios e dos setores culturais canarienses.
Val Bernardino e Erivan Santana darão as boas-vindas aos novos acadêmicos
Maurício de Novais será recepcionado pelo acadêmico Erivan Santana, titular da Cadeira 36 e que atualmente ocupa a função de secretário-geral da ATL. Por sua vez, Ana será recepcionada por Val Bernardino, que é membro correspondente da instituição literocultural no Espírito Santo.
“Que tanto Maurício quanto Ana sejam muito bem-vindos e, uma vez empossados, se sintam à vontade para contribuir com a instituição e com os confrades e confreiras”, afirmou o presidente Athylla Borborema.
Por: redação – Jornal Independente