Publicado em: 26/12/2022 Atualizado:: dezembro 26, 2022
O governo bielorusso indicou que o sistema de mísseis Iskander e os sistemas de defesa aérea S-400 implantados pela Rússia na Bielorrússia estão agora prontos para se tornarem operacionais no meio da invasão russa da Ucrânia, que foi desencadeada a 24 de fevereiro por ordem de Moscovo.
O chefe da Direcção de Ideologia do Ministério da Defesa bielorrusso indicou que as unidades designadas para operar estes sistemas “completaram” a sua formação na Rússia e na Bielorrússia e salientou que os sistemas “estão prontos para desempenhar as suas tarefas”, de acordo com uma mensagem do Ministério da Defesa na sua conta Telegrama.
O anúncio surge apenas uma semana após o Presidente russo Vladimir Putin ter viajado a Minsk para se encontrar com o seu homólogo bielorrusso Alexander Lukashenko, que disse após a reunião que Moscovo e Minsk estão prontos a dialogar com a Europa, o que apelou a “ouvir a voz da razão”.
Putin ordenou o início da invasão da Ucrânia dias depois de reconhecer a independência das autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Luhansk, localizadas na região de Donbas (leste) e o cenário de conflito desde 2014. Moscovo anunciou em setembro a anexação destas regiões e das de Kherson e Zaporiyia, que foram parcialmente ocupadas como parte do conflito.
……………….
Fonte: (EUROPA PRESS)