Publicado em: 01/11/2021 Atualizado:: novembro 1, 2021
Anúncio foi feito no encerramento da edição deste ano da reunião das 20 maiores economias do mundo
O Brasil sediará o encontro anual de presidentes e primeiros-ministros do G20, grupo das 20 maiores economias do planeta, em 2024. O anúncio foi feito durante a divulgação do documento final da reunião do grupo, que terminou hoje (31) em Roma.
A cidade brasileira para sede do encontro ainda não foi definida. Esta é a primeira vez que o Brasil é escolhido como anfitrião para uma cúpula de líderes do G20 desde a criação do grupo, em 1999. Em 2008, ocorreu um encontro de ministros das Finanças do G20 em São Paulo.
No próximo ano, o encontro de líderes do G20 ocorrerá na ilha de Bali, na Indonésia. Em 2023, a sede será Nova Délhi, na Índia.
Documento final
O documento final do G20 foi assinado por todas as 20 maiores economias do planeta: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia.
Neste ano, os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping, não compareceram ao encontro, mas enviaram representantes.
Reflexo de seu isolamento mundial, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não apareceu em foto na qual os líderes mundiais posaram em frente à Fonte de Trevi, tradicional ponto turístico de Roma. Em vez disso, ele prestigiou um grupo de apoiadores em um encontro que emulou o “cercadinho” do Palácio da Alvorada.
Fonte: G1