Publicado em: 10/08/2024 Atualizado:: agosto 10, 2024
Até o fim do ano, a BYD tem tudo para superar Fiat, Volkswagen e Chevrolet no Brasil. Ao menos se o critério for o número de veículos à venda em nosso mercado. Durante o Festival Interlagos, a marca chinesa confirmou que vai lançar o SUV compacto elétrico Yuan Pro ainda em agosto.
Na sequência, em setembro chega a picape híbrida Shark. Com isso, se não lançar nenhum outro modelo (algo que, considerando o histórico recente da BYD é difícil de prever), a marca chinesa deve encerrar o cronograma de lançamentos para 2024 e chegar a 11 modelos à venda em nosso país.
São eles: Dolphin Mini, Dolphin, Song Pro, Song Plus, Yuan Plus, King, Seal, Han e Tan, além de Shark e Yuan Pro. Não estamos considerando D1 e eT3, veículos voltados a transporte por aplicativos e de entregas.
Ainda que não esteja nas faixas mais populares e que seu modelo mais barato custa R$ 115.800, a BYD superaria superaria as três maiores e mais tradicionais fabricantes do país no tamanho da gama. Vale lembrar que a fabricante chinesa começou a vender carros de passeio no Brasil em 2022.
Veja, nos próximos parágrafos, uma comparação com Volkswagen, Fiat e Chevrolet. Estamos considerando apenas veículos de passeios e picapes.
A Chevrolet até teria uma linha mais ampla. Mas a marca está deixando de vender, praticamente de uma só vez, cinco modelos: Cruze, Cruze Sport6, Bolt, Bolt EUV e Camaro. Com isso, restam dez. São eles Onix, Onix Plus, Spin, Tracker, Equinox, Trailblazer, Montana, S10, Silverado e o recém-lançado Blazer EV. Até o fim do ano, o Equinox será renovado, incluindo uma inédita variante elétrica.
No extremo oposto, Volkswagen e Fiat são as famílias mais enxutas. São apenas nove modelos à venda para cada uma. No caso da primeira, Polo, Virtus, Jetta, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan, Saveiro e Amarok. Na líder de vendas, Fiat, a linha é composta por Mobi, Argo, Cronos, Pulse, Fastback, 500e, Strada, Toro e Titano.