Publicado em: 26/10/2022 Atualizado:: outubro 26, 2022
Esse recurso já está na conta dos servidores da saúde municipal de Caravelas, depositado nesta terça-feira, 25 de outubro.
O prêmio por desempenho beneficiou 195 profissionais, entre nível médio, técnico e de nível superior que integram as Equipes de Saúde da Família (ESF), conforme LEI N.º 551, sancionada em 03 de junho de 2022 no município.
Quase 350 mil reais de repasse do Previne Brasil, referente ao período de setembro de 2021 a setembro de 2022, contabilizando o cumulativo de um ano de recursos ao fundo municipal de saúde.
O suporte financeiro, destinado às categorias da atenção básica, é mais uma valorização dos profissionais da área da saúde. O dinheiro já está na conta dos trabalhadores que têm direito à bonificação do Previne Brasil, programa instituído pela portaria n° 2.979, de 12 de novembro de 2019, modernizando o modelo de financiamento e repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.
Segundo o Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, “essa é mais uma ação de valorização dos servidores públicos, de responsabilidade e compromisso e correta destinação dos recursos públicos”, discorreu.
A Secretária de Saúde, Marina Ramalho, disse que “está muito feliz por destinar quase R$ 350 mil reais para esses profissionais, respeitando o direito do servidor”, lembrou.
MELHORIA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE – O pagamento do prêmio é uma das ações dentre outras, com destaque para os investimentos destinados à estruturação da rede municipal de saúde, à exemplo, da aquisição de novos aparelhos, aparelhos de eletrocardiograma, oxímetro digital, computadores, informatização das unidades, móveis permanentes, além da capacitação e educação permanente, como estratégia para melhorar os atendimentos aos pacientes atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS), elevando o ranking de qualidade para o seleto grupo dos municípios mais bem avaliados pelo Ministério da Saúde.