Publicado em: 17/10/2021 Atualizado:: outubro 17, 2021
Realismo, caracterização, conhecimento e muita prática sobre técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar e Suporte Básico à Vida.
Assim foi realizado, neste sábado (02), o segundo curso de urgência e emergência, com a participação de bombeiros civis, motoristas de ambulâncias, condutores socorristas, técnicos, médicos e enfermeiros.
Ao todo, participaram 84 inscritos, moradores de Caravelas, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Prado e Mucuri.
O curso incluiu manobras necessárias ao atendimento de sintomas cardíacos e respiratórios, em ambiente pré-hospitalar, incluindo a desfibrilação e a ressuscitação cardiopulmonar.
As aulas teóricas foram ministradas na sala de reuniões da Secretaria de Saúde de Caravelas, enquanto os conhecimentos técnicos foram exercitados na Praia do Grauçá, na Barra de Caravelas, e na Rua do Cais, em Caravelas.
As dinâmicas incluíram dramatizações reais, com exercícios para a prática de protocolos e procedimentos, necessários ao socorro de vítimas de afogamento, incêndio, acidentes e disparos de arma de fogo, situações bastante corriqueiras no dia-a-dia dos profissionais que atuam na área de urgência e emergência.
O curso foi uma parceria entre o Hospital Municipal de Caravelas e os educadores de Ilhéus, especialistas em APH/SBV, siglas que se referem às técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar e Suporte Básico à Vida.
A Secretária de Saúde de Caravelas, Marina Ramalho, destacou a importância do curso. “É uma capacitação que oferece grande oportunidade para praticar conhecimentos importantes ao trabalho de socorristas, em que os primeiros socorros podem fazer toda a diferença entre a vida e a morte”, afirmou.
Para o Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, “a realização da segunda edição do curso – em Caravelas – demonstra a preocupação do município em qualificar e reciclar as equipes para atender bem a população”, disse.
Fonte: PrimeiroJornal.