• SEJA BEM-VINDO

Carlos Mensitieri e a Lura Editorial convidam para o lançamento de “Textos Cruzados: Prosa, Poesia & Vice-Versa”

Publicado em: 27/10/2022 Atualizado:: outubro 27, 2022

 

O autor Carlos Mensitieri e a Lura Editorial convidam a todos e todas para o lançamento do livro “Textos Cruzados: Prosa, Poesia & Vice-Versa”. A sessão de autógrafos vai acontecer no dia 03/11/2022, às 19h, no auditório da Escola Municipal São Lourenço, em Teixeira de Freitas.

 

A obra reúne os textos que o autor escreveu nos últimos anos nos gêneros poema, conto e crônica, alguns dos quais tendo se destacado em concursos literários – como os Prêmios Castro Alves de Literatura, Gonzaga de Carvalho e OffFlip de Literatura.

 

Os poetas Erivan Santana e Carlos Mensitieri com exemplar de “Textos Cruzados”

 

O livro é dividido em três partes: Prosa, Poesia e Vice-Versa. Na 1ª parte estão os contos e crônicas que ganharam uma apresentação magistral da professora doutora Aline Santos Nascimento – do Colegiado de Letras o Campus X da UNEB. Na 2ª parte foram reunidos alguns textos poéticos como, por exemplo, “O poeta”, “Ritmo de um poema”, “Rio-poema” e “A descoberta do Brasil”. São produções marcadas pela reflexão social e, também, pela preocupação metalinguística. A apresentação ficou por conta do poeta Erivan Santana. A 3ª parte traz o artigo “A resistência da mulher negra no conto ‘Mirtes Aparecida da Luz’, de Conceição Evaristo”.

 

Esse é o quarto livro de Carlos Mensitieri, que, além de escritor, jornalista e engenheiro, é titular da Cadeira 10 da Academia Teixeirense de Letras (ATL), que tem como patrono o saudoso ex-prefeito de Teixeira de Freitas, Francistônio Alves Pinto. Carlos foi recém-eleito para presidir a instituição literária no biênio 2023/2024.

 

“O presente trabalho traz, portanto, os textos produzidos mais recentemente, inclusive durante esta pandemia causada pelo novo coronavírus. Ao mesmo tempo pretende celebrar os 45 anos da trajetória literária e cultural do confrade Carlos Mensitieri”, escreveu Almir Zarfeg no prólogo.

 

Ele acrescentou: “Com grande satisfação, coube a mim a honrosa tarefa de cuidar da edição deste livro, o que me possibilitou o contato com forma e fundo, significante e significado, de sorte que não tenho outra sugestão a lhes apresentar senão esta: Leiam!”


JORNAL INDEPENDENTE


Siga as redes sociais