Publicado em: 08/06/2022 Atualizado:: junho 8, 2022
________________
Por Almir Zarfeg
Carlos Mensitieri foi surpreendido na última terça-feira (7/6) com uma homenagem muito especial concedida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia. Trata-se de uma Moção de Aplauso e Reconhecimento com a chancela das instituições em questão e, também, com a assinatura do presidente do CREA-BA, Joseval Costa Carqueija.
“Parabéns, Carlos, e obrigado por ser o profissional e ser humano que você representa não só para os profissionais de Teixeira, mas como exemplo para toda a Bahia e o Brasil”, disse Joseval Carqueija durante a entrega da moção dentro do 11º Congresso Estadual de Profissionais da Bahia (CEP-BA).
Com efeito, Carlos Mensitieri fez e continua fazendo história desde quando, em 1984, fixou residência em Teixeira de Freitas. Ele era recém-graduado em Engenharia de Agrimensura pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais.
Aqui em Teixeira de Freitas, então conhecida como maior povoado do mundo, Carlos desenhou os mapas urbano e rural da localidade, contribuindo assim para o processo de emancipação política que seria concluído em 9 de maio de 1985, com a eleição de Temóteo Alves de Brito como primeiro prefeito.
Concluído o processo de emancipação de Teixeira de Freitas, Carlos se tornou o 1º engenheiro com carteira assinada pelo poder público municipal e, assim, deu início a uma trajetória exitosa como profissional da engenharia e como morador participativo (o título de cidadão honorário lhe seria concedido, em 2018, por iniciativa do então vereador Agnaldo da Saúde).
Sempre procurando dar o máximo em prol do seu crescimento pessoal e profissional e em benefício da cidade que o acolheu tão bem, Carlos Mensitieri acabou se graduando também em Engenharia Civil e de Segurança do Trabalho. Ele ainda se especializou em Trânsito, a fim de poder contribuir ainda mais com o desenvolvimento teixeirense que, a olhos vistos, se tornava uma referência no extremo sul baiano.
Incansável e comprometido, Carlos fundou a Inspetoria do CREA em Teixeira de Freitas, sendo o 1º inspetor-chefe da cidade. Ele ainda contribuiu decisivamente para a fundação da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Teixeira de Freitas (AEATF), da qual foi presidente por vários anos.
Como homem público, ele ocupou o cargo de secretário municipal das secretarias de Obras e Infraestrutura, nas gestões dos ex-prefeitos Francistônio Pinto e Apparecido Staut, respectivamente.
“O que posso dizer é que fui pego de surpresa por Joseval, equipe e colegas engenheiros. E que bela surpresa, que ótima demonstração de reconhecimento, pela qual serei sempre grato a todos os envolvidos”, agradeceu o engenheiro.
Sempre pronto para novos desafios, Carlos está concluindo o curso de Direito pela Faculdade Pitágoras e já cursa algumas disciplinas para o mestrado em Letras que virá sem seguida. Além disso, ele acaba de ser eleito para presidir a Academia Teixeirense de Letras (ATL) no biênio 2023/2024. Titular da Cadeira 10, ele tem livros publicados sobre a história teixeirense, sobre planejamento urbano e segurança no trânsito e de poemas. Neste momento está inscrito no VII Festival de Poesia de Lisboa, que acontece entre os dias 14 e 18 de setembro de 2022 na capital lisboeta.
Talvez a palavra que melhor defina Carlos Mensitieri seja versatilidade. Talvez seja resiliência, palavrinha da moda. Talvez seja tudo isso e outras qualidades que, juntas e misturadas, moldam a condição humana que inspira e impulsiona o ilustre homenageado a querer sempre mais, superando-se, como profissional liberal, cidadão teixeirense, homem público, pai de família e artista da palavra.
A Moção de Aplauso e Reconhecimento concedida pelo CREA-BA a Carlos Mensitieri, portanto, constitui uma merecida homenagem a alguém que fez, segue fazendo e fará muito mais para si e para a coletividade. Parabéns, Confrade!