Publicado em: 08/12/2025 Atualizado:: dezembro 8, 2025

A BR-101 ficou totalmente interditada na tarde deste domingo (7) após o tombamento de uma carreta carregada com gado no km 817, em Itamaraju. O acidente deixou o motorista gravemente ferido, provocou a morte de 15 animais e resultou no saque de parte da carga por pessoas que passavam pelo local.
O tombamento ocorreu por volta das 13h50. Segundo informações preliminares, o motorista Eron Itamar Ribeiro de Jesus, de 43 anos, perdeu o controle da direção da carreta Volvo que conduzia, saiu da pista e acabou tombando. O veículo transportava 60 bovinos, que seguiam de Prado (BA) para Minas Gerais.
O condutor sofreu ferimentos graves, incluindo fratura no pé, e foi levado em estado crítico para o Hospital Municipal de Itamaraju (HMI). Com a força do impacto, cerca de 15 animais morreram na hora. Testemunhas relataram que parte dos bovinos que ficaram soltos foi saqueada por populares, que os levaram para uma plantação de café próxima ao local. Os animais mortos e os que ficaram presos na carroceria precisaram ser removidos para permitir o trabalho das equipes de resgate.
A operação durou toda a tarde e parte da noite. A rodovia permaneceu totalmente ou parcialmente interditada entre 15h e 21h. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), de Eunápolis, organizou o tráfego enquanto guinchos pesados realizavam o destombamento da carreta. Vaqueiros auxiliaram no manejo dos animais sobreviventes. Por volta do meio da tarde, o trânsito chegou a ser liberado por aproximadamente 40 minutos, mas precisou ser fechado novamente para a conclusão dos trabalhos.
Fonte: LiberdadeNews
