Publicado em: 17/02/2026 Atualizado:: fevereiro 17, 2026

Um casal foi baleado na tarde desta segunda-feira (16), por volta das 15h30, na região da Aldeia Cahy, no distrito de Cumuruxatiba, município de Prado, no extremo sul da Bahia. As vítimas foram socorridas com apoio da Força Nacional e da 88ª CIPM e encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Prado.
De acordo com informações, Tauan Gasparino de Paula, 37 anos, conhecido como “Ratão”, e uma adolescente indígena de 14 anos trafegavam em uma motocicleta retornando para casa, na Aldeia Monte Dourado, quando nas proximidades da Aldeia Cahy perceberam a presença de pelo menos quatro indivíduos, que realizaram vários disparos de arma de fogo contra o casal e fugiram tomando rumo desconhecido.
Na fuga, as vítimas caíram da motocicleta e sofreram ferimentos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou o socorro, com apoio da Força Nacional e da Polícia Militar (88ª CIPM), que atenderam a ocorrência. De acordo com a equipe médica, as vítimas não correm risco de morte. Tauan sofreu fraturas nas pernas, enquanto a adolescente teve apenas ferimentos leves.
Segundo relatos, Tauan não é indígena, mas convive com a menor, que é indígena. Ainda de acordo com informações preliminares, trata-se de um caso isolado, sem conotação com o conflito de retomada de terras na região. Tauan possui passagens pelo mundo do crime e, há cerca de um ano, estaria em área de facção rival na Aldeia Monte Dourado. O casal teria ido a Cumuruxatiba para tomar banho de mar e, no retorno, acabou sofrendo uma emboscada.
Um inquérito policial foi instaurado para apurar o caso. As investigações seguem sob responsabilidade do Serviço de Inteligência da Delegacia Territorial da Polícia Civil de Prado.
Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) atenderam ao chamado da Força Nacional para realizar perícia no local do crime, em decorrência da tentativa de homicídio contra o casal. O coordenador da 8ª COORPIN, Ricardo Amaral, acompanha o caso.
Fonte: LiberdadeNews
