• SEJA BEM-VINDO

Chocolate Festival valoriza arte e cultura e incentiva solidariedade em Espaço Social

Publicado em: 22/07/2024 Atualizado:: julho 22, 2024

 

A arte a cultura do Sul da Bahia, com toda a sua originalidade e diversidade estão presentes no Chocolat Festival Bahia. Com o apoio do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura da Bahia (SECULT e Secretaria da Fazenda), o Palco Cacau e o Pavilhão Cultura tem apresentações de artistas e grupos regionais.

Entre as atrações do Palco Cacau, João Hoffman e Airumã, Malu do Pagode, Gabriela Maja, Mulheres de Dominio Público, Putorkestra, Mel de Forró, Orquestra Gongombira, Marcos Abaga, PH do Acordeon, Diego Schaun, Pier 5, Zouk Mania e Marcelo Ganem.

“É sempre uma honra levar as nossas releituras de cantos de trabalho da lavoura cacaueira e de lavadeiras para o palco deste evento, pois trazemos a poesia da produção de cacau e contribuímos para revitalizar a memória cultural da nossa região”, disse Tácila Mendes, uma das integrantes da Banda Mulheres de Domínio Público.

 

No Pavilhão Cultural, acontecem apresentações do Circo da Lua, Grupo Batukelelê, Cabeça Isidoro, Sarau da Palavra, Bate Papo com escritoras, lançamentos de livros e contação de histórias. A programação também inclui performances itinerantes como Balé Afro Dilazenze, Cortejo Afrocultural, Sussuros Poéticos e Grupo Maktub, interpretando personagens de Jorge Amado.

“Cantar no Festival do Chocolate foi uma honra e uma experiência fascinante, fui muito bem recebida pela platéia e amei esse momento magico”, afirma Valderez Freitas Teixeira, que lançou o disco Autoridade Dona Val nas plataformas digitais e fez uma apresentação especial no Palco Cacau.

 

 

 

CHOCOLAT SOCIAL

O Chocolat Social é um espaço colaborativo para ONGs de Ilhéus, onde são apresentados projetos e campanhas sociais de entidades como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-APAE, Rotary Club, Grupo Amigos da Praia, Planeta dos Bichos e Tribo Indígena Tupinambá; além do projeto Capacita Comunidade Confeitaria.

Para Indira Ribeiro, da APAE, “além de divulgar o nome da instituição e atrair novos colaboradores, também apresentamos os trabalhos artesanais produzidos pelos alunos, um evento que reúne milhares de pessoas”.

No Chocolat Social também é possível encontrar produtos cuja venda serve para angariar recursos que fazem diferença na vida das pessoas atendidas pelas instituições.

Marcela Souza, do Instituto Amigos Solidários, afirma que “esse é um espaço extremamente importante para as ONGs, estamos capacitando mulheres carentes e nossa instituição está recebendo apoio inclusive de pessoas de outros estados, que vem para o Chocolat Festival”.


JORNAL INDEPENDENTE


Siga as redes sociais