• SEJA BEM-VINDO

Cidades que mais cresceram nos últimos anos queriam Bolsonaro como presidente

Publicado em: 29/06/2023 Atualizado:: junho 29, 2023

 

Municípios que tiveram crescimento populacional relativo e absoluto, de acordo com o Censo 2022, votaram majoritariamente em Bolsonaro; em apensa uma delas, Lula foi o preferido

 

Os municípios que mais cresceram no país no quesito população nos últimos 12 anos, de acordo com o Censo 2022, divulgado na quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), majoritariamente escolheram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para ser o titular do Palácio do Planalto, tanto em 2018, quando Bolsonaro foi eleito, quanto em 2022, quando foi derrotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no 2º turno do pleito.

 

Cruzando os dados do aumento de habitantes com os números das eleições disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dos 2º turnos das duas corridas eleitorais, Bolsonaro foi o preferido nos dois cenários de crescimento populacional das 10 cidades que mais aumentaram o seu número de habitantes, tanto no relativo, quanto no absoluto.

 

No crescimento relativo, que aponta a variação percentual de crescimento populacional, dos municípios que mais cresceram, oito ficam nas regiões que Bolsonaro venceu tanto Lula (2022) quanto Fernando Haddad (2018): Centro-Oeste, Sul, Norte e Sudoeste – e dois no Nordeste, sendo que um deles na Bahia: Luís Eduardo Magalhães.

 

Nessas 10 cidades, nos dois últimos pleitos presidenciais, Bolsonaro saiu vitorioso em 9, perdendo apenas em São José de Ribamar, no Maranhão, onde teve 34,52% dos votos válidos em 2018, frente aos 65,48%. Já em 2022, ao passo que o ex-presidente teve 31,40%, o candidato petista ficou com 61,60%.

 

Em Luís Eduardo Magalhães, que teve um aumento expressivo de eleitores indo às urnas entre 2018 e 2022, Bolsonaro saltou de 22.509 votos para 38.273 votos em quatro anos, enquanto seus adversários do PT saíram de 15.773 votos para 31.918 votos no mesmo período.

 

Censo entre 2010 e 2022 – Aumento populacional relativo X Resultados dos 2º turnos das eleições presidenciais

 

 

O professor e cientista político Joviniano Neto, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), destaca que dentre as explicações possíveis para esse apoio majoritário ao ex-presidente se explicam por fatores econômicos, sociais e políticos.

 

Para ele, dentre esses possíveis fatores estão o apoio das lideranças políticas locais mais alinhadas com o ex-mandatário brasileiro, a predominância do agronegócio como a atividade econômica na qual a cidade está inserida, além de questões que envolvem a expansão agrícola.

 

“Cidades na área de expansão da fronteira agrícola, onde há pessoas que dão um apoio maior ao agronegócio e têm mais tolerância a questões como desmatamento e demais questões ambientais, a exemplo de Luís Eduardo Magalhães”, avalia.

 

“Há também o alinhamento. Santa Catarina pode ser considerado o estado mais conservador do Brasil, onde Bolsonaro venceu Lula em 2022 em quase todas as cidades e, também, a maioria dessas cidades estão localizadas em estados nos quais os governadores apoiaram o ex-presidente tanto em 2018 quanto em 2022”, finaliza Neto.

 

Crescimento absoluto

 

Nas cidades com o maior crescimento absoluto da população, a preferência pelo ex-presidente Jair Bolsonaro também foi dominante. Nos dez municípios que mais aumentaram a sua população segundo o Censo 2022, em todos eles Bolsonaro saiu vencedor nas duas últimas eleições gerais.

 

Essas cidades que mais tiveram crescimento absoluto da sua população majoritariamente são capitais ou estão inseridas em regiões metropolitanas. Além disso, assim como no cenário relativo, estão todas localizadas nas regiões em que Bolsonaro venceu Haddad em 2018 e Lula em 2022: Centro-Oeste (3); Norte (3); Sudoeste (3); Sul (1).

 

Censo entre 2010 e 2022 – Aumento populacional absoluto X Resultados dos 2º turnos das eleições presidenciais

 

 

……………………

 

Fonte: João Guerra/Bahia.ba

 


JORNAL INDEPENDENTE


Siga as redes sociais