Publicado em: 20/10/2025 Atualizado:: outubro 20, 2025
Alunos cheios de energia positiva, recepcionando os aplicadores das provas do SABE — Fotos: Ascom/PMM
A Rede Municipal de Ensino de Mucuri deu um verdadeiro show de mobilização, comprometimento e entusiasmo durante a aplicação das provas do SABE – Sistema de Avaliação Baiano da Educação, realizadas entre os dias 6 e 9 de outubro, nas diferentes localidades do município. Sob a liderança dos gestores escolares, as equipes demonstraram empenho, organização e responsabilidade não apenas nos dias das provas, mas também durante toda a preparação, garantindo que os estudantes estivessem seguros e conscientes da importância dessa avaliação.
Para a Consultora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, professora Clarissa Magalhães, os resultados do SABE 2025 serão motivo de grande orgulho para toda a rede: “Temos certeza de que as escolas estão preparadas e determinadas a entregar o seu melhor. Esse é o reflexo de um trabalho coletivo, de um compromisso que une gestores, professores, alunos e famílias em torno de um mesmo propósito: a aprendizagem das crianças e dos adolescentes de Mucuri”. Clarissa também destacou a parceria das famílias, que compreenderam seu papel fundamental nesse processo: “Pelo número de alunos presentes nas provas, neste ano, vemos o quanto os pais e responsáveis abraçaram essa causa, enviando seus filhos para a escola com entusiasmo e responsabilidade”.
Desde o início do ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação vem investindo em ações voltadas à melhoria dos índices educacionais, com destaque para as aulas de reforço e recomposição das aprendizagens. A adesão do município às avaliações dos programas Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e Recomposição das Aprendizagens reforça esse compromisso. O objetivo é identificar, em tempo real, as necessidades de aprendizagem dos alunos, permitindo intervenções pedagógicas rápidas e eficazes.
Aulões e integração entre escolas
Com a aproximação do SABE e do SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica, o clima nas escolas foi de pura energia. A Secretaria Municipal de Educação intensificou as ações preparatórias com aulões de Língua Portuguesa e Matemática para as turmas do 9º ano, garantindo revisão e troca de experiências.
Em algumas localidades, alunos de diferentes escolas se reuniram para os aulões, promovendo uma rica integração e sinergia no processo de aprendizagem. A segunda rodada dos aulões também teve um fator motivacional, fundamental para que todos estivessem animados para o dia da prova.
Durante os aulões, em um momento simbólico, os estudantes “trançaram” um compromisso para fazer uma boa prova, mostrando os seus conhecimentos e representando bem o município de Mucuri nas avaliações externas desse ano.
Comprometimento e orgulho das equipes
Durante a semana de aplicação das provas, o Secretário Municipal de Educação, professor Dalmo Costa, visitou várias escolas e fez questão de parabenizar as equipes pelo trabalho exemplar. “O que vemos nas escolas é um verdadeiro compromisso com o aprendizado dos nossos alunos. Cada gestor, professor e funcionário está fazendo a diferença para que Mucuri avance cada vez mais na educação pública de qualidade”, destacou o Secretário.
Professor Dalmo Costa, Secretário de Educação, acompanhou de perto o trabalho das equipes escolares durante o SABE
Destaque merecido aos professores de Língua Portuguesa e Matemática da rede de ensino que intensificaram o planejamento das aulas para trabalhar as habilidades que precisam ser desenvolvidas e com a aplicação de simulados para trabalhar nas provas estadual e nacional. O foco nessa reta final, é um fator que certamente tem elevado o nível de aprendizado dos alunos.
Crescimento e engajamento recorde
O balanço preliminar aponta um crescimento expressivo na participação em relação a 2024. O engajamento das equipes, alunos e famílias foi admirável, com um número recorde de escolas atingindo 100% de presença dos estudantes.
Vale lembrar que o SABE e o SAEB são aplicados nas escolas que possuem dez ou mais alunos nas turmas de 5º e 9º anos. Em novembro, será a vez dos alunos do 2º ano participarem da avaliação — mais um passo para garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa.
Próxima etapa: SAEB vem aí! E a mobilização continua! Nos dias 23, 28, 29 e 30 de outubro, os alunos do 5º e 9º ano participam do SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica, mostrando tudo o que aprenderam ao longo do ano letivo. Nesses dias, a educação de Mucuri precisa estar com o seu “time” completo: nenhum aluno fora da escola!!!
Fonte: Ascom/Mucuri