• SEJA BEM-VINDO

Conselho Tutelar de Itanhém participa de capacitação sobre o Sistema de Informação para Infância e Adolescência

Publicado em: 30/06/2022 Atualizado:: junho 30, 2022

 

O SIMPIA serve como uma ferramenta facilitadora do trabalho dos Conselheiros, possibilitando a geração de dados e estatísticas

 

Os Conselheiros Tutelares de Itanhém se reuniram nesta segunda-feira (28) no 1º encontro de capacitação sobre o Sistema de Informação para Infância e da Adolescência – o SIPIA.

 

De acordo com o presidente do conselho, Grinaldo Medeiros, as atividades aconteceram durante os dias 27, segunda-feira, e 28, terça-feira, na sede do Conselho Tutelar, na modalidade online, com aulas transmitidas através do YouTube (MDHBRASIL), das 9 às 18 horas. O convite veio através do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA).

 

Ainda segundo Grinaldo Medeiros, por estruturar-se com base nos mesmos conceitos do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, o SIPIA constitui-se em instrumento de capacitação para os Conselheiros Tutelares, contribuindo para a implantação e o adequado funcionamento de ambos e, assim, para a implantação do próprio estatuto.

 

Além disso, o SIMPIA serve como uma ferramenta facilitadora do trabalho dos Conselheiros, possibilitando a geração de dados e estatísticas, que tornam possível o mapeamento da real condição em que se encontram as crianças e adolescentes, em situação de risco pessoal e/ou social.

 

Através de um banco de dados, os conselheiros vão informar todas as ocorrências sobre violações dos direitos, que ocorrem no município, e os encaminhamentos feitos, de forma mais eficiente. Com a ferramenta os profissionais poderão atender crianças, adolescentes, pais, responsáveis ou grupos comunitários. É possível também acessar a origem das ocorrências já registradas e aplicar medidas protetivas.

 

“Um dos objetivos do treinamento foi o de familiarizar os conselheiros tutelares com a estrutura e com as funções do sistema virtual de trabalho, para aprimorar, ainda mais, nossos serviços”, disse o presidente.

 

Além de Grinaldo Medeiros, participaram da capacitação os Conselheiros Eduardo Rodrigues, Eugênio Ferreira, Maria D’ajuda Pereira, Alex Rodrigues Silva e a suplente Viviane Corrêa.

 

………………………………………………..

 

Fonte: Jan Santos – ASCOM PMI

 


JORNAL INDEPENDENTE


Siga as redes sociais