Publicado em: 24/12/2025 Atualizado:: dezembro 24, 2025

Uma operação da Polícia Civil desarticulou, nesta segunda-feira (22), um esquema de estelionato e lavagem de dinheiro que vitimou um investidor interessado em uma propriedade rural no Recôncavo Baiano. A contadora Maria Nildes Santos de Aquino, de 63 anos, foi presa em sua residência, em Feira de Santana, enquanto a corretora de imóveis Valdiane Lima Souza e Santos, de 52 anos, segue foragida.o
As investigações da 1ª Delegacia Territorial (DT) de Feira de Santana revelaram que a dupla simulou a venda de uma fazenda situada em Castro Alves, pertencente a um espólio. Para dar legitimidade ao negócio e convencer a vítima, a contadora se apresentou falsamente como a inventariante oficial dos bens.
Enganado pela encenação e pela documentação apresentada, o comprador realizou transferências bancárias que somaram R$ 1,5 milhão. Segundo a polícia, os valores foram destinados a uma conta jurídica ligada ao escritório da contadora em Feira de Santana.
A denominada Operação Arizona identificou que as suspeitas utilizavam mecanismos complexos para ocultar a origem ilícita dos recursos. Além da prisão em Feira de Santana, mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.
“A corretora Valdiane Lima é apontada como a mentora intelectual do crime. Ela já teve a prisão decretada e as buscas continuam para localizá-la”, informou a Polícia Civil. As contas bancárias das envolvidas foram bloqueadas por determinação judicial.
Fonte: Bahia.ba