• SEJA BEM-VINDO

Cooperativa do Mato Grosso do Sul visita atividades do PAT da Mandiocultura no Extremo Sul da Bahia

Publicado em: 01/11/2022 Atualizado:: novembro 1, 2022

 

Maniveiros da região são parte importante do projeto, que conta com apoio da Suzano, da Embrapa, do Governo do Estado da Bahia, do Banco do Nordeste e Prefeituras

 

Projetos que potencializam a agricultura familiar e o desenvolvimento das comunidades locais vêm despertando o interesse além do território baiano. Técnicos da Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense (Copasul) viajaram até o Extremo Sul da Bahia para conhecer o processo do Reniva – Rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária. A iniciativa é aplicada na região por meio do Plano de Ação Territorial (PAT) da Mandiocultura, com apoio da Suzano, do Governo do Estado da Bahia, do Banco do Nordeste e das Prefeituras municipais. A visita técnica foi mediada e acompanhada pela Embrapa Mandioca e Fruticultura.

 

O roteiro começou no município de Cruz das Almas, onde os representantes da Embrapa Herminio Rocha, Helton Fleck e Antônio Souza, e os técnicos da Copasul, Cleiton Zebalho e Anderson Guido, conheceram na prática o Instituto Biofábrica, em Ilhéus, onde são produzidas as mudas cultivadas in vitro e em viveiros, com destaque para as inovações nas técnicas utilizadas. Em seguida os técnicos conheceram a aplicação do Projeto Reniva, em Teixeira de Freitas, com a interação com diversos maniveiros (agentes capacitados e dedicados a multiplicação de diferentes variedades de mandioca com sanidade garantida e identidade genética comprovada).

 

 

Em Teixeira de Freitas, os visitantes puderam conferir o cultivo realizado a partir das mudas da Biofábrica. O destino foi o Maniveiro Guardião, na comunidade do Marimbondo. De acordo com um dos coordenadores da Rede Reniva e representante da Embrapa Mandioca e Frutricultura, Herminio Rocha, a visita apresenta resultados do trabalho da Rede Reniva na região.

 

“A Copasul teve acesso a maniveiros que literalmente transformaram as vidas e as realidades de produtores rurais. Eles ficaram muito animados com a adoção da Rede Reniva, que foi implantada com sucesso no Extremo Sul por meio do PAT da Mandiocultura. Estamos trabalhando juntos com a equipe do PAT Extremo Sul por meio do Escritório de Projetos da Suzano, da Secretaria de Agricultura de Teixeira de Freitas e de Alcobaça, além de uma série de municípios que adotaram a Reniva e estão empenhados em aumentar a produtividade, expandir a cultura e transformar a vida dessas pessoas”, destacou o coordenador.

 

De acordo com o gerente técnico corporativo da Copasul, Anderson Guido, o aprendizado marcou a visita técnica aos maniveiros do Extremo Sul da Bahia. “Ver como o Projeto Reniva e a tecnologia da Embrapa podem somar e potencializar o trabalho dos produtores em uma região foi de grande importância para nós da Copasul. Será uma excelente oportunidade para agregar ao nosso trabalho e conseguirmos produzir de forma mais sustentável e rentável”, afirmou Guido.

 

 

Agricultura familiar

 

A visita ainda seguiu pelo município de Alcobaça, onde os técnicos tiveram a oportunidade de conhecer o manejo agroecológico da mandioca na comunidade de Canabrava. Representantes da Suzano acompanharam toda a apresentação das ações, com a presença de Elton Santiago, da área de Desenvolvimento Social da companhia, e da coordenadora regional do Escritório de Projetos da Suzano e atual presidente da Sociedade Brasileira de Mandioca, Jeilly Vivianne Ribeiro, assim como dos técnicos Adonias Lima e Werlhes Gomes.

 

“O PAT da Mandiocultura e suas ações incentivam a geração de renda e a autonomia das comunidades. Trata-se de um projeto que está alinhado aos direcionadores da Suzano de gerar e compartilhar valor e potencializar as vocações das comunidades onde estamos presentes. Já estamos colhendo os resultados dessa parceria com a Embrapa, as Prefeituras, o Governo da Bahia e o Banco do Nordeste. Ver o trabalho realizado no território do Extremo Sul da Bahia como referência indica que estamos no caminho certo”, afirmou Elton.

 

Sobre a Suzano

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br


JORNAL INDEPENDENTE


Siga as redes sociais