• SEJA BEM-VINDO

Deputado é expulso do PL após criticar Trump e defender Moraes

Publicado em: 31/07/2025 Atualizado:: julho 31, 2025

O deputado Antonio Carlos Rodrigues, de São Paulo (Reprodução/Câmara dos Deputados)

 

O PL partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, decidiu expulsar o deputado federal Antônio Carlos Rodrigues após declarações em que criticou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e elogiou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (30) pelo presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, em nota encaminhada a integrantes da bancada. Segundo Valdemar, a expulsão foi motivada por “forte pressão” de outros parlamentares do partido.

“Nossos parlamentares entendem que atacar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é uma ignorância sem tamanho. Trump é o presidente do país mais forte do mundo. O que precisamos é de diplomacia e de diálogo, não de populismo barato, que só atrapalha o desenvolvimento da nossa nação”, escreveu o dirigente.

A crise foi deflagrada após Antônio Carlos Rodrigues classificar como “absurda” a decisão do governo americano de aplicar a Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes, que prevê sanções econômicas e restrições a indivíduos acusados de corrupção ou violações de direitos humanos.

“É o maior absurdo que já vi na minha vida política. O Alexandre é um dos maiores juristas do país, extremamente competente. Trump tem que cuidar dos Estados Unidos, não se meter com o Brasil como está se metendo”, afirmou o deputado em entrevista ao portal Metrópoles.

Antônio Carlos era considerado um dos poucos nomes da ala moderada do PL e tinha histórico de votações alinhadas ao governo Lula. Filiado de longa data, ele não integrava o grupo político de Jair Bolsonaro.


JORNAL INDEPENDENTE


Siga as redes sociais