• SEJA BEM-VINDO

Deputado Robinho reivindica as obras de Frans Krajcberg de volta para Nova Viçosa

Publicado em: 25/05/2023 Atualizado:: maio 29, 2023

 

Na última terça-feira (23), Robinho (UB) usou o plenário da Assembleia Legislativa da Bahia para reivindicar do Governo do Estado que as obras do artista plástico Frans Krajcberg sejam levadas de volta para Nova Viçosa.

 

Krajcberg foi radicado no Brasil na época da Segunda Guerra Mundial, polonês de descendência judaica, naturalizou-se nova-viçosense e antes da sua morte doou os seus bens para o Estado da Bahia. Na ocasião, o deputado esteve presente, ainda no governo de Jacques Wagner, e afirmou que Krajcberg exigiu apenas uma condicionante. Na íntegra a fala do deputado: “O artista plástico no final da sua vida, já com mais de 95 anos, resolveu doar todo o seu patrimônio para o estado da Bahia. Ele fez um testamento, eu ainda estava na base do governo… estive juntamente com Frans, com o então governador Jacques Wagner, e Frans doou todas as obras de arte, apartamento na França, apartamento no Rio de Janeiro, o sítio Natura e uma propriedade no município de Nova Viçosa. A única condicionante que o artista pediu foi que mantivesse o seu museu, o sítio Natura com suas obras de arte, no município de Nova Viçosa.

 

No entanto, logo depois da sua morte, o então governador Rui Costa, com mais de 20 caminhões baú, pegou todas as obras de arte e trouxe aqui pra Salvador.” Falas do deputado Robinho.

 

Robinho declarou que fica muito triste, porque essas obras carregam um significado, uma importância muito grande para o povo de Nova Viçosa. O sítio Natura, com o arcabouço do artista, um espaço que os cidadãos que admiravam suas obras, poderiam visitar in loco. Pediu que o governador Jerônimo analisasse a vontade de Frans e ainda sugeriu que uma parte das obras poderiam permanecer no solo da capital baiana, sendo que outra parte retornasse para a sua terra de origem, Nova Viçosa. Citou empresas como o Itaú, a Natura, o Bradesco, a Suzano Papel e Celulose como organizações que desejam administrar o museu, assim como custear a manutenção de sua abertura “que vai ter um significado histórico, cultural, artístico e de turismo enorme para o município de Nova Viçosa”, afirmou o parlamentar.

 

Ao final da solicitação do deputado Robinho, o presidente da Casa do Povo, Adolfo Menezes afirmou que o colega parlamentar poderia contar com o seu apoio na referida causa.

 

……………..

 

Fonte: Bahiaextremosul

 


JORNAL INDEPENDENTE


Siga as redes sociais