• SEJA BEM-VINDO

Diagnóstico da situação do saneamento básico de Nova Viçosa é apresentado a comunidade

Publicado em: 27/04/2023 Atualizado:: abril 27, 2023

 

A conferência aconteceu na manhã desta quarta-feira, 26 de abril, no auditório do Centro de Treinamento, situado na rua Juscelino Kubistchek, na sede do município.

 

O objetivo da conferência foi discutir com a população os problemas de drenagem enfrentados em épocas das chuvas, o lixo, e através da participação popular buscar soluções e traçar estratégias para resolver os problemas.

 

 

A engenheira civil concursada Silvana Ribeiro Reis de Melo, que reside há mais de 30 anos em Nova Viçosa, com vasta experiencia nos problemas de saneamento enfrentados pela gestão municipal disse que o plano que está sendo feito agora já existia o diagnóstico há uns anos atrás, agora ele está sendo atualizado, “o tempo passa, a cidade cresce, os problemas também vão crescendo, e nós precisamos fazer as adaptações. Nós moramos numa cidade plana, litorânea, onde nós temos um lençol freático muito superficial, a gente sabe que pra se fazer um esgotamento sanitário não é uma coisa simples, é uma obra cara e difícil de ser executada, nós precisamos buscar soluções, e por isso foi contratada uma empresa pra nos dar a melhor forma de se fazer, de forma eficiente e com o menor custo que a gente possa ter”, disse Silvana.

 

Engenheira civil Silvana Ribeiro Reis de Melo

 

Ainda segundo a engenheira, o município tem problemas graves de drenagem agravado pela cidade ser muito plana, e nos últimos dois anos o clima mudou, as chuvas estão vindo de uma forma diferente, não só para o município, mas para os outros municípios vizinhos, “não é uma coisa fácil de resolver, o lençol freático sobe, a gente percebeu que nesses últimos 02 anos foram muitos dias consecutivos de chuva. O ano retrasado nós tivemos quase 40 dias de chuva, e o ano passado nós tivemos 60 dias de chuva, então o lençol freático subiu e ficou aflorado muito tempo, e aí causou muito transtorno para as pessoas, porque ele se mistura com as fossas, daí fica uma água contaminada, contamina os poços artesianos, então não é uma coisa fácil de resolver. Nós estamos estudando, buscando soluções do que podemos fazer pra amenizar os problemas que temos no município”.

 

 

Por enquanto o plano está na fase do diagnóstico, já foi levantado pela empresa em todos os distritos e na sede, porque cada localidade tem suas características de drenagem, de esgotamento e de resíduo sólido “lixo”, tudo isso já foi levantado pela empresa contratada mais ainda está em processo de elaboração. Hoje foi o dia de apresentar o projeto e ouvir a população que pode contribuir levando sugestões e informações que serão acrescentadas ao projeto antes que ele seja encaminhado à Câmara de Vereadores para ser votado e aprovado se transformando em lei.

 

A engenheira reconhece que não é um processo fácil e nem barato, “obras de drenagem, de esgotamento sanitário, no nosso caso aqui a gente sabe que precisa fazer através de bombeamento, estações de tratamento, e não é uma coisa fácil e uma obra cara. Normalmente os gestores buscam recursos estaduais ou federais pra executar as obras”, concluiu a engenheira.

 

 

Silvana acrescentou que assim que o projeto for aprovado a prefeita Luciana irá em busca de verbas, seja ela federal ou estadual para dar andamento ao serviço de saneamento básico de todo o município, e para isso, ela conta com apoio do deputado Robinho.

 

 

 


JORNAL INDEPENDENTE


Siga as redes sociais