• SEJA BEM-VINDO

Divulgada a lista dos vencedores do Prêmio Castro Alves de Literatura 2023, versão interna, da ATL

Publicado em: 23/01/2023 Atualizado:: janeiro 23, 2023

Almir Zarfeg e Carlos Mensitieri divulgam os ganhadores do concurso literário

 

A Academia Teixeirense de Letras (ATL) acaba de divulgar a lista dos vencedores do Prêmio Castro Alves de Literatura 2023, versão interna, nas categorias Poema, Crônica e Conto.

 

Apenas os acadêmicos – efetivos, correspondentes e beneméritos – podiam participar dessa versão. Os textos inscritos foram avaliados por uma Comissão Julgadora externa e composta pelos seguintes nomes: Carlos Yeshua (presidente da União Baiana de Escritores), Flávia Rohdt (poeta sul-mato-grossense), Leonardo de Magalhaens (poeta e crítico mineiro), Katrine Carvalho (escritora baiana) e Martha Tavares Pezzini (poeta e cronista mineira).

 

Os três primeiros colocados (1º, 2º e 3º lugares) recebem troféu e medalhas, respectivamente. Já as menções honrosas (4º, 5º e 6º lugares) recebem medalhas. Essa premiação vale para as três categorias – poema, crônica e conto.

 

Os vencedores da categoria poema são: Maurício de Novais (1º lugar) com “Derivas”; João Carlos de Oliveira (2º lugar) com “Rapazinho do Sertão”; Ana Cristina Santos (3º lugar) com “Poesia é bálsamo para a alma”; Athylla Borborema (1ª menção honrosa) com “Groselha”; Erivan Santana (2ª menção honrosa) com “Lágrimas no escuro”; e Eudes Brito (3ª menção honrosa) com “Eternizado”.

 

Os vencedores da categoria crônica são: Elias Botelho (1º lugar) com “Volver”; Maurício de Novais (2º lugar) com “A vida é uma escola”; Patrícia Brito (3º lugar) com “Não é hora de entender e, sim, refletir”; Ana Cristina Santos (1ª menção honrosa) com “A rua da minha casa”; Athylla Borborema (2ª menção honrosa) com “Gatos, esses beijoqueiros incríveis”; e João Carlos de Oliveira (3ª menção honrosa) com “O condado dos oprimidos”.

 

Os vencedores da categoria conto são: Maurício de Novais (1º lugar) com “Verônica”; Elias Botelho (2º lugar) com “O preço do querer”; Cris Ferreguett (3º lugar) com “Miração”; Ademar Bogo (1ª menção honrosa) com “O entusiasmo da estrela”; Fabiano Novais (2ª menção honrosa) com “Uma oração para a redenção”; e Ana Cristina Santos (3ª menção honrosa) com “A casa misteriosa” e Armando Azevedo (3ª menção honrosa) com “Tem ovos cozidos”.

 

Os acadêmicos Armando Azevedo e Ana Cristina empataram na 3ª posição e, portanto, vão receber menções honrosas.

 

Leonardo de Magalhaens, poeta e crítico, compôs a comissão julgadora

 

“Agradecemos aos confrades e confreiras que inscreveram seus textos nesta 7ª edição do concurso literário e, assim, asseguraram o prestígio do nosso evento. Agradecemos também, de coração, aos jurados que, convidados, toparam julgar os textos em tempo recorde”, comentou Almir Zarfeg, presidente da Comissão Organizadora.

 

O presidente da ATL, Carlos Mensitieri, lembrou a importância dessa premiação como forma de incentivo e estímulo para os autores de toda a região. “O prêmio só se tornou o que é graças à participação de vocês. Meus parabéns a todos e todas pela participação”, afirmou.

 

A premiação vai acontecer em sessão solene aberta à comunidade no mês de março de 2023, às 19h30, no Plenário da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, BA.

 

Todos os jurados serão homenageados com medalhas e diplomas personalizados. Já os ganhadores da versão regional do prêmio serão conhecidos nesta terça-feira, 24, através da imprensa regional.

 


JORNAL INDEPENDENTE


Siga as redes sociais