Publicado em: 11/07/2024 Atualizado:: julho 11, 2024
Em meio às articulações para a sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados, o líder do União Brasil, deputado Elmar Nascimento (BA), promoveu uma festa em comemoração aos seus 54 anos, que reuniu figuras de destaque do governo, da oposição e do centrão. A festa de aniversário, realizada na quarta-feira (10) em uma mansão no Lago Sul, área nobre da capital federal, foi palco de importantes movimentações políticas.
O evento aconteceu na residência do deputado Waldemar Oliveira (Avante-PE) e teve como atração principal a banda baiana Timbalada. Entre os presentes, destacou-se o atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), apontado como possível apoiador da candidatura de Elmar. Lira chegou à festa após participar da votação do principal texto que regulamenta a reforma tributária e permaneceu no local até a madrugada, uma atitude incomum de Lira. A expectativa é que ele anuncie seu apoio oficial em agosto, mantendo assim sua influência na Casa, diferentemente de antecessores como Rodrigo Maia (PSDB-RJ), que atualmente está fora de cargos eletivos e atuando na iniciativa privada.
Os aliados de Elmar Nascimento estão otimistas e afirmam que ele terá mais de 400 votos na disputa pela presidência da Câmara, superando os 302 votos que Arthur Lira obteve em sua eleição, em 2021. Festas como essa são estratégias utilizadas para agradar aos colegas e demonstrar força política. Outros candidatos à presidência da Câmara também estão se movimentando: em abril, Marcos Pereira (Republicanos-SP) organizou uma celebração que contou com a presença de ministros, congressistas e familiares. Na última terça-feira (9), foi a vez de Antonio Britto (PSD-BA) reunir congressistas no restaurante Coco Bambu, também no Lago Sul, com Dudu Nobre como atração principal da noite.
A festa de Elmar Nascimento também foi marcada por encontros inusitados, como o do senador e ex-juiz federal Sergio Moro (União Brasil-PR) e o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. Cunha foi um dos alvos da operação Lava Jato, conduzida por Moro. Além deles, participaram do evento os presidentes do PL, Valdemar da Costa Neto, do Republicanos, Marcos Pereira, do PP, Ciro Nogueira e do União Brasil, Antônio Rueda.
Alguns ministros do presidente Lula também marcaram presença na festa de Elmar, sendo eles, Geraldo Alckmin (Indústria), Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Waldez Góes (Desenvolvimento Regional), Luiz Marinho (Trabalho), Celso Sabino (Turismo), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e André Fufuca (Esporte).
…………..
Fonte: Bahia.ba