• SEJA BEM-VINDO

Em debate, Bolsonaro ataca Rui Costa e Consórcio do NE: ‘Praticou corrupção e matou’

Publicado em: 17/10/2022 Atualizado:: outubro 17, 2022

 

Fala do presidente se deu ao rebater Lula, que o acusou de negligência na pandemia

 

Após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) responsabilizá-lo por 400 mil mortes ao acusá-lo de negligência pela demora de comprar vacinas na pandemia, o presidente Jair Bolsonaro (PL) se esquivou e atribuiu culpa aos estados, com destaque para o governador Rui Costa (PT), da Bahia.

 

“O Brasil tem 3% da população mundial. E o Brasil teve 11% das mortes da pandemia no mundo. Por que que houve tanta demora para se comprar vacina? O senhor não se sente responsável? O senhor não carrega nas costas um pouco do sofrimento dos brasileiros de ser responsável pelo menos por 400 mil mortes nesse país?”, questionou o petista, no debate entre candidatos à Presidência, na Band, neste domingo (16).

 

“Agora, deixar bem claro, quando se fala em corrupção, corrupção fez o seu partido na Covid. Quando chegou na CPI a notícia de 50 milhões de reais desviados do Sr. Carlos Gabas, ex-Ministro de Dilma Rousseff, que passeava de bicicleta com ela, a CPI, dos seus amigos Renan Calheiros e Omar Aziz, não quis investigar; 50 milhões torrados em uma casa de maconha, não chegou nenhum respirador, e daí sim irmãos nordestinos morreram por falta de ar, por corrupção do Sr. Carlos Gabas, deixar bem claro, e, em especial, o seu governador da Bahia, Rui Costa”, disse Bolsonaro. “Então, o consórcio do Nordeste, ao qual o senhor tinha amplo conhecimento e domínio, praticou corrupção e matou, sim, irmãos nordestinos sufocados em hospitais”, acrescentou o presidente.

 

A fala de Bolsonaro é uma tentativa de rebater a fala de Lula, que apontou insensibilidade do presidente por rir imitar pessoas sem ar, criticou a insistência de Bolsonaro em receitar remédio sem eficácia para tratar a doença e lembrou de denúncia de esquema de corrupção na compra da vacina Covaxin, revelada durante a CPI da Covid.

 

Citado no debate, Rui Costa rebateu as acusações e afirmou que o atual chefe do Executivo será derrotado pelos eleitores baianos. “Quase 700 mil mortes na pandemia. Bolsonaro deveria estar preso porque boicotou a vacina e ironizou a pandemia. Nós trabalhamos com seriedade e transparência. Ele e o seu candidato serão desmoralizados novamente nas urnas na Bahia”, disse o governador da Bahia, pelo Twitter.


JORNAL INDEPENDENTE


Siga as redes sociais