Publicado em: 22/07/2025 Atualizado:: julho 22, 2025
O distrito de Itabatã foi o centro das atenções no futebol de base entre os dias 17 e 20 de julho, com a realização do Itabatã Cup, torneio que reuniu 12 escolinhas de futebol e movimentou o cenário esportivo regional.
A iniciativa foi promovida pela Associação Comunitária Guarani de Itabatã, com organização do professor Givaldo Correia Rosário, e teve o apoio da Prefeitura de Mucuri, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer. Juntos pela promoção do esporte no município, buscando identificar novos talentos e oferecer oportunidades para integrar categorias de base do futebol profissional.
Participaram do Itabatã Cup, nas categorias sub 11, sub 13, sub 15 e sub 17, as seguintes escolinhas de futebol: Vitória (Itamaraju), Bola da Vez (Itabatã), Semente da Vitória (Caravelas), Grêmio (Itamaraju), Estrela (Nova Viçosa), Meninos da Barra (Caravelas), Guarani América (Itabatã), Juventude (Itabatã), J.B.S (Mucuri), Nova Geração (Juerana), A10 (Posto da Mata), Camarões (Helvécia) e W.A.F.C (Teixeira de Freitas).
Durante os quatro dias de competição, o evento atraiu olheiros de clubes como Atlético Mineiro, Palmeiras, América Mineiro, Vitória da Bahia e Jacuipense, que acompanharam de perto o desempenho de jovens atletas com idades entre 7 e 17 anos.
Com grande participação popular, o torneio também proporcionou integração entre comunidades do distrito de Itabatã, do município e de cidades vizinhas, como Nova Viçosa e Teixeira de Freitas.
O presidente da Associação Comunitária Guarani de Itabatã, professor Gilvado, explicou a forma como foram disputados os jogos. “A edição de 2025 do Itabatã Cup aconteceu no formato de uma copa, separando as categorias e times por dia, sendo sub 11, sub 13, sub 15, sub 17, de quinta-feira a domingo, respectivamente. Ao final de cada dia, já conhecíamos o campeão e vice-campeão das categorias”, pontuou.
O professor ainda agradeceu o envolvimento de toda comunidade. “Foi sucesso de público, mesmo com essa proposta diferente, acontecendo em meio ao período de recesso escolar. Mas é um momento importante, principalmente pelo investimento no esporte como ferramenta de transformação social e cidadania, e a presença de todos reforça que todo esforço vale a pena”, celebrou.