Publicado em: 19/09/2025 Atualizado:: setembro 19, 2025
Fotos: Divulgação/Ascom PMM
Na tarde desta quarta-feira (17/09), a Escola Municipal Antônio João Carletti, localizada na Avenida Rio Mucuri, no bairro Triângulo Leal, em Itabatã, foi palco na tarde desta quarta-feira (17/09), de um momento especial para a educação do município de Mucuri. Professores do Instituto Vida estiveram na unidade para o lançamento oficial do projeto “Adote um Leitor”, uma campanha literária que promete transformar a relação de crianças e adolescentes com a leitura. O evento envolveu, professores, convidados e toda a comunidade estudantil da Escola.
Conforme Luciano Ferreira, diretor do Instituto Vida, a iniciativa tem como objetivo incentivar o hábito da leitura e ampliar o acesso gratuito à livros de literatura, doados por empresários parceiros. Mais do que uma campanha de doação, o programa se apresenta como uma ferramenta de inclusão social, capaz de estimular o desenvolvimento cognitivo, crítico e emocional dos estudantes. Na Escola Municipal Antônio João Carletti, como critério do projeto, foi dotada uma classe direcionada a alfabetização, tendo sido a turma do 2º ano E, com 21 alunos.
De acordo com o secretário Municipal de Educação de Mucuri, professor Dalmo Costa, o projeto “Adote um Leitor” oferece às crianças e adolescentes não apenas o acesso às obras, mas também um acompanhamento pedagógico personalizado. Por meio da orientação de pedagogos e professores, cada estudante é estimulado a explorar o universo literário, fortalecendo sua capacidade de interpretação, criatividade e expressão.
A diretora da Escola Municipal Antônio João Carletti, professora Maria das Graças Vieira da Silva, destacou a importância da parceria com o Instituto Vida. “Com o projeto, cada criança é incentivada a explorar o mundo da literatura, expandindo seus horizontes cognitivos e construindo as bases para um futuro mais promissor. O ‘Adote um Leitor’ reforça o compromisso de que educação de qualidade não pode ser um privilégio, mas sim um direito garantido a todos”, afirmou a professora Graça.
Um futuro construído pela leitura
A assistente regional do Instituto Vida, Alessandro Alves, destacou que o projeto, que nasceu com a proposta de despertar o prazer pela leitura, já se apresenta como um instrumento transformador de inclusão social e educacional. Através dele, a escola e o Instituto Vida somam esforços para reduzir desigualdades e criar oportunidades, levando livros e conhecimento a quem mais precisa.
Para a consultora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Mucuri, professora Clarissa Magalhães, o lançamento na Escola Municipal Antônio João Carletti, em Itabatã, marca o início de uma jornada que promete impactar positivamente a vida de centenas de estudantes do município de Mucuri, reforçando que a leitura é uma das ferramentas mais poderosas para a construção de um futuro melhor.