• SEJA BEM-VINDO

“Estação 35”, de Almir Zarfeg, já pode ser encontrado em “O Livreiro”, em Porto Seguro

Publicado em: 30/03/2023 Atualizado:: março 30, 2023

 

A obra “Estação 35”, de Almir Zarfeg, já pode ser encontrada em “O Livreiro” em Porto Seguro/BA.

 

O livro foi publicado em 2021 pela Lura Editorial, em plena pandemia do novo coronavírus, como forma de homenagear os 55 anos da desativação da Estrada de Ferro Bahia/Minas (EFBM). A narrativa mistura ficção com realidade.

 

Trata-se da mesma ferrovia que, por mais de 40 anos, ligou o extremo sul baiano ao nordeste mineiro, transportando pessoas, mercadorias e muita matéria-prima, como madeira, minério, carne e cereais. Enfim, atuou como um agente de transformação social e crescimento econômico.

 

 

Ela foi inaugurada no final do século XIX, durante o império, mas não resistiu à chegada do automóvel e do fenômeno rodoviário, sendo desativada em 1966 em plena ditadura militar. Outras tantas ferrovias foram desativadas naquela época no país.

 

A desativação da EFBM pegou muita gente de surpresa e, muito pior, sepultou de vez as chances de progresso numa região que, sem a locomotiva, acabou esquecida pelo poder público por décadas. Hoje se fala na reativação da locomotiva, inclusive com a publicação de uma portaria federal concedendo à iniciativa privada o direito de reconstrução e exploração da antiga ferrovia. A empresa beneficiada – Multimodal Caravelas SA (MTC) – segue cuidando dos detalhes do projeto que será apresentado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

 

“De concreto mesmo, apenas o vazio da saudade e da ausência do poder público numa região cantada em verso e prosa pelos artistas e estudiosos”, disse Zarfeg, autor do 1º romance que tem como temática a boa e velha estrada de ferro.

 

Bruno Costa recomendando a leitura de “Estação 35”, de Almir Zarfeg

 

“Estação 35” está à venda em O Livreiro, que é uma livraria que disponibiliza não só livros novos e recém-lançados, como “O mercador de livros”, de Roberto Martins, mas também livros usados. Ou seja, o espaço funciona como sebo.

 

O Livreiro é um casario tombado e localizado na Rua Marechal Deodoro, 298, em de Porto Seguro. No mesmo local o cliente conta com serviços de café e pousada.

 

Em Teixeira de Freitas, o livro pode ser adquirido na Boutique Vídeo, na Travessa Porto Seguro, nas imediações da Praça da Bíblia. Na internet, o livro está à venda na livraria virtual da Editora Lura.


JORNAL INDEPENDENTE


Siga as redes sociais