Publicado em: 26/07/2022 Atualizado:: julho 26, 2022
O primeiro romance de Almir Zarfeg – “Estação 35” – está concorrendo ao 1º Prêmio Candango de Literatura.
O prêmio é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC) do Distrito Federal, tendo como responsável-gestor o Instituto Cultural Casa de Autores. A figura do Candango foi escolhida para simbolizar a iniciativa literária que vai premiar obras editadas em 2021 nos países de língua portuguesa.
Segundo os organizadores, a ideia é reforçar o intercâmbio entre escritores, leitores, livreiros e editores, a fim de consolidar e expandir o mercado de livros em português. A curadoria do prêmio está sob a responsabilidade do escritor Ignácio de Loyola Brandão.
Concorrem livros editados nas categorias Melhor Romance, Melhor Livro de Poesia, Melhor Livro de Contos, Melhor Livro de Autor Nascido e/ou Residente no Distrito Federal, Melhor Capa e Melhor Projeto Gráfico.
“Concorro com ‘Estação 35’ na categoria Melhor Romance, mas estou mais feliz por ter finalmente escrito e publicado minha primeira narrativa de fôlego”, afirmou Zarfeg, que é presidente de honra da Academia Teixeirense de Letras.
“Estação 35”, editado pela Lura Editorial, mistura ficção com realidade num enredo em torno da Estrada de Ferro Bahia/Minas que, em 2021, completou 55 anos de desativação e que, durante 85 anos, fomentou o crescimento econômico entre extremo sul baiano e nordeste mineiro.
Zarfeg, que também é poeta e jornalista, acrescentou: “Quero agradecer de público o apoio recebido para a publicação do meu primeiro romance aos amigos e confrades Carlos Mensitieri, Marcus Aurelius e à Lura Editorial, nessa ordem de importância”.