Publicado em: 01/10/2023 Atualizado:: outubro 1, 2023
Mais uma edição do Festival Dois de Julho – Filarmônicas da Bahia está sendo preparada para trazer bandas filarmônicas de todo estado de volta aos palcos do Centro Histórico de Salvador. A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e da Fundação Cultural do Estado (Funceb), realizará o Festival Dois de Julho Ano II nos dias 9 e 10 de dezembro, com apresentações musicais no Pelourinho.
As bandas filarmônicas já podem se inscrever de 28 de setembro a 27 de outubro, e devem possuir, no mínimo, dois anos de atuação na área. Serão contratadas 12 (doze) bandas com até 41 integrantes. O concurso é voltado, exclusivamente, para pessoas jurídicas.
Cada uma das atrações selecionadas receberá cachê no valor bruto de R$ 20 mil. Em 2022, a primeira edição do festival levou mais de 1500 pessoas aos largos do Pelourinho.
A inscrição se dará em etapa única, através do preenchimento do formulário disponível no site da Secretaria de Cultura do Estado (www.cultura.ba.gov.br), acompanhado de link do drive com a documentação para habilitação e do material artístico. Dúvidas sobre o edital podem ser encaminhadas para o e-mail festivaldoisdejulho@cultura.ba.gov.br.
As bandas filarmônicas são reconhecidas pela notoriedade pública como instituições representativas da cultura baiana, com sua expressividade engajada nas tradições locais, e uma função educacional respeitada por grandes artistas e professores do segmento da música erudita e popular. São uma manifestação secular que mobiliza multidões em suas apresentações, garantindo a diversidade e a memória musical da Bahia. O Festival Dois de Julho – Filarmônicas da Bahia se constitui, portanto, como uma ação de incentivo e valorização a esta importante tradição do nosso estado.
Festival Dois de Julho – Filarmônicas da Bahia Ano II
Inscrição: 28 de setembro a 27 de outubro de 2023, no site da Secult (www.cultura.ba.gov.br)
Festival: 9 e 10 de dezembro de 2023 – Gratuito
……………….
Fonte: Ascom/Funceb