Publicado em: 09/09/2023 Atualizado:: setembro 9, 2023
Por Milka Morais
Santa Cruz Cabrália e seus distritos participam da 1ª edição do Festival Gastronômico, oficialmente aberto na quinta-feira (7), na Praça Pedro Álvares Cabral e contou com a participação das instituições e autoridades organizadoras, além de empresários inscritos nesta edição. O Festival Temperos de Cabrália é realizado pela Abrasel, em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, através da Secretaria de Turismo, Sebrae e Senac.
Fomentando o turismo através da culinária com memória e identidade, a estreia do Festival trouxe no evento de abertura o chef Pedro Benoliel para a mostra gastronômica com o chef Thiago Paixão, apresentando uma moqueca com banana da terra e biribiri acompanhada por uma farofa crocante de granola e coco, com insumos típicos da região.
De 07 a 17 de setembro, os 27 estabelecimentos participantes de Cabrália – Sede, junto aos seus distritos de Coroa Vermelha, Santo André, Santo Antônio e Guaiú apresentarão a afetividade gastronômica em seus 41 pratos inscritos nas categorias: drink, prato principal e sobremesa.
Durante a abertura, o gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito destacou o principal legado proposto pelo Festival. “No último ano, registramos um faturamento geral após os 5 Festivais no Extremo Sul, de aproximadamente R$11 milhões para os estabelecimentos. Mas além do desenvolvimento econômico, os empresários e seus colaboradores vivenciam o crescimento profissional através das mentorias e capacitações realizadas pré e durante o Festival”, explicou.
A proprietária do Restaurante Manga Rosa, Márcia Cristina de Santana, relatou que antes mesmo do evento oficial de abertura, seu restaurante registrou surpreendentes vendas dos pratos do Festival. “Isso me deixou com grande expectativa para o que nos reserva o evento, mas já sou muito grata pelos ensinamentos de organização financeira, foi um dos pontos das mentorias que mais precisava. O Manga Rosa tem 38 anos em Cabrália, nossa história se mistura à do município, e agora tudo se mistura à proposta do Festival. Já é um sucesso para todos”, celebrou.
Localizada na Costa do Descobrimento, Santa Cruz Cabrália é conhecida por suas belezas naturais e herança histórica, incluindo a Primeira Missa do Brasil e a presença indígena Pataxó. Entre esse resgate, o prefeito Agnelo Santos enfatizou que o município com seus 189 anos de emancipação político-administrativa, está apto para os desafios do Festival. “Todos abraçamos este evento, porque Cabrália tem potencial para fazer o turismo crescer ainda mais com a gastronomia, principalmente. Agradeço aos parceiros por acreditarem no município, estamos ansiosos, mas muito confiantes de ótimos resultados”, pontuou.
Dentro da programação ao longo do Festival estão previstas cozinha kids, cozinha show, oficina de drinks, desafio gastronômico e shows com bandas locais, gratuitamente na Praça Pedro Álvares Cabral às 16h na sexta (08) e sábado (09), abertos para toda a comunidade
A coordenadora do Senac Porto Seguro, Nanci Costa comentou sobre o momento que Cabrália vivencia. “Hoje nós iniciamos o marco dos tantos festivais que teremos pela frente. Abrir esse festival, com tantos restaurantes bacanas, vejo que é uma oportunidade para promover a Costa do Descobrimento com excelentes negócios, atrair turistas e reunir moradores em torno dos sabores, aromas e temperos afetivos que só Cabrália tem. Vivam o Festival com todas as suas propostas, será transformador para todos e uma experiência única”, destacou.