• SEJA BEM-VINDO

Fiat Argo e Cronos zeram teste de segurança do Latin NCap; VW Taos recebe cinco estrelas

Publicado em: 03/12/2021 Atualizado:: dezembro 3, 2021

Foto: Divulgação

 

Em nova bateria de avaliações, órgão reduz nota dos carros da Fiat e Taos é o primeiro modelo a gabaritar a prova após a introdução dos novos protocolos

 

Por Emily Nery

O órgão de segurança Latin Ncap divulgou nesta sexta-feira (2) uma nova rodada de testes de segurança. A entidade reavaliou a dupla da Fiat, Argo e Cronos, que sob novo protocolo, tiraram zero das cinco estrelas disponíveis. Além disso, o Volkswagen Taos gabaritou a prova.

Os carros da Fiat atingiram 24% em proteção para adultos, 10% para crianças, 37% para pedestres e apenas 3% nos sistemas de assistência à segurança. Eles foram submetidos aos testes de impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres.

Na prova de colisão frontal com o veículo a 64 km/h, a Latin NCap afirma que os veículos apresentaram uma proteção de média/baixa, especialmente nas regiões do joelhos, tórax e da cabeça. Em resumo, a estrutura do habitáculo foi considerada instável e não foi capaz de suportar cargas maiores.

 

Para proteção de adultos, Fiat Cronos e Argo atingiram 24% de 100% — Foto: Divulgação

 

Já a baixa pontuação no sistema de proteção infantil se deve à sinalização do Sistema de Retenção Infantil não atender aos requisitos do Latin NCap.

 

Fiat Cronos e Argo têm apenas dois airbags frontais de série — Foto: Reprodução/Youtube

 

De acordo com o órgão, a falta de airbags para proteção lateral e lateral de cabeça como itens de série, bem como a baixa pontuação no teste do chicote cervical, limitaram o resultado na proteção do adulto.

Na avaliação anterior, realizada em julho de 2019, o Argo e o Cronos haviam recebido três estrelas na proteção de adultos e quatro estrelas para crianças. Ambos têm dois airbags de série, ancoragem para ISOFIX e não vem equipados com controle eletrônico de estabilidade.

 

Taos gabarita prova

 

Taos passou pelo testes de impacto lateral de poste, do alce e de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) — Foto: Divulgação

 

Já o Volkswagen Taos, fabricado na Argentina e no México, foi o primeiro veículo a ganhar cinco estrelas desde a mudança no protocolo de avaliação da entidade.

Por oferecer mais recursos que o Argo e Cronos, o SUV passou por provas adicionais, como o de impacto lateral de poste, teste do alce e de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB).

 

SUV foi o primeiro a ganhar 5 estrelas sob o novo protocolo de avaliação — Foto: Divulgação

 

Desse modo, ele atingiu 90,23% em proteção de ocupantes adultos, 89,90% em proteção de ocupantes infantis, 60,61% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis e 85,04% em sistemas de assistência à segurança.

Desde a versão de entrada, o utilitário esportivo oferece seis airbags (2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina), controle eletrônico de estabilidade e ancoragem ISOFIX – itens responsáveis pela boa performance do carro nas avaliações, segundo o Latin NCap.

 

Fonte: G1/Autoesporte

 


JORNAL INDEPENDENTE


Siga as redes sociais