Publicado em: 23/07/2025 Atualizado:: julho 23, 2025
Forças de segurança deflagraram na manhã desta quarta-feira (23) a Operação Vértice Zero, com foco no distrito de Caraíva, litoral sul de Porto Seguro. O alvo principal foi o território da Aldeia Xandó, onde uma facção criminosa vem agindo com violência, tráfico de drogas, ameaças, invasões e homicídios.
Durante o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão em residências ligadas ao grupo, dois suspeitos reagiram à abordagem, atiraram contra os policiais e acabaram feridos. Outros três foram presos em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Foram apreendidos dois fuzis, um rifle calibre 22, munições, um tablete de maconha, papelotes da droga, pinos de cocaína, celulares e materiais utilizados para o comércio de entorpecentes.
A operação visa restabelecer a segurança no interior da aldeia, afetada pela atuação de criminosos que comprometem a convivência pacífica e colocam em risco a integridade dos povos indígenas.
“Seguiremos unindo esforços contra o crime organizado, com o trabalho incansável de preservar a proteção e os direitos aos povos originários”, declarou o delegado Diego Gordilho, titular da Polícia Federal em Porto Seguro.
A ação foi realizada de forma integrada por equipes da Polícia Federal, Força Nacional, Polícia Militar, Polícia Civil e Secretaria da Segurança Pública da Bahia.
Fonte: Liberdadenews