Publicado em: 03/04/2023 Atualizado:: abril 3, 2023
Menos de seis meses depois de ter realizado o voo inaugural no aeroporto 9 Maio, em Teixeira de Freitas, a Gol Linhas Aéreas anunciou a suspensão dos voos no aeroporto do município, pegando a todos de surpresa e preocupando autoridades, entidades de classe e a população.
Teixeira de Freitas é considerada a capital da zona turística Costa das Baleias e os voos regulares diretos para Salvador foram comemorados por diversas autoridades, que celebraram o fato de que, através de conexões, Teixeira voltava a estar conectada com a malha aérea nacional e internacional.
O voo inaugural foi em 24 de outubro de 2022 e já no último dia 31 de março a Gol anunciou uma série de mudanças, incluindo a suspensão dos voos do aeroporto de Teixeira. O motivo seria, segundo a empresa, a promoção de “ajuste de malha aérea em andamento”, que afetará, além de Teixeira, voos de e para os aeroportos de Araguaína (AUX), Barreiras (BRA), Lençóis/Chapada Diamantina (LEC), Paulo Afonso (PAV), Santa Maria (RIA), Uberaba (UBA) e Uruguaiana (URG) a partir de 09/05.
Teixeira, hoje, possui mais de 160 mil habitantes e recebe, constantemente, milhares de pessoas oriundas não apenas das outras 20 cidades que compõem o Extremo Sul, como de municípios pertencentes a outros Estados, como de Minas Gerais e Espírito Santo. Os voos diretos para Salvador, por exemplo, favorecem o turismo, a economia, reduz a distância entre investidores e o Município, além de facilitar para as autoridades políticas a busca de melhorias para a região.
A suspensão dos voos é o assunto mais comentado da semana e o mais preocupante, pois, sem informar sequer quanto tempo vai durar a interrupção, a Gol freia bruscamente o desenvolvimento de Teixeira e demais cidades da Costa das Baleias, após investimentos feitos pelo Governo do Estado, Prefeitura Municipal, empresas privadas e ignorando o forte apelo popular para retomada do aeroporto 9 de Maio.
“A GOL informa que as suas operações em Teixeira de Freitas serão suspensas temporariamente a partir de 09/05/23, por conta de ajustes na malha aérea da Companhia.
Clientes que compraram trechos de/para Teixeira de Freitas a partir dessa data poderão efetuar a gestão das reservas de acordo com o canal de compra ligando para a Central de Relacionamento, pelo número 0300 115 2121.
Clientes cujos bilhetes foram comprados com milhas, devem acessar diretamente a Smiles e poderão cancelar o bilhete, reembolsando integralmente as milhas, entrando em contato com a central de atendimento através dos telefones 0300 115 7001 (Smiles e Prata) ou 0300 115 7007 (Ouro e Diamante).
A Companhia reforça que os ajustes da malha aérea buscam a melhor experiência do Cliente e seus planos de regionalização para cidades do interior do Brasil não foram alterados.”