• SEJA BEM-VINDO

Índios destroem para-brisa de carreta após interditar BR-367 em Porto Seguro

Publicado em: 22/03/2025 Atualizado:: março 22, 2025

 

Na manhã desta sexta-feira 21, indígenas da etnia Pataxó foram vistos destruindo o para-brisa de uma carreta a golpes de madeira durante a interdição da BR-367 que liga Porto Seguro a Santa Cruz Cabrália. A BR-101 também segue interditada pelos indígenas próximo ao Parque Nacional Monte Pascoal nas imediações do município de Itamaraju. Os manifestantes, apoiados pelo Conselho de Caciques e Lideranças Pataxó, afirmam que o povo da região do Território Barra Velha e Comexatibá está sendo marginalizado.

O ato ocorre um dia após a Operação Pacificar, realizada pela Polícia Civil com apoio da Polícia Federal e da Polícia Militar, no Território Indígena de Barra Velha. Essa operação resultou no cumprimento de três mandados de prisão, na prisão em flagrante de sete indivíduos e na apreensão de 11 armas de fogo, incluindo um fuzil calibre 7,62 e uma submetralhadora, além de uma grande quantidade de munição.

 

 

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSPBA) destacou que a operação foi conduzida com rigor técnico e absoluto respeito à legalidade, respaldada por investigações criteriosas. O objetivo do cumprimento dos mandados foi restaurar a ordem pública e garantir a segurança de toda a população, sem qualquer viés discriminatório.


JORNAL INDEPENDENTE


Siga as redes sociais