• SEJA BEM-VINDO

Iniciada série de visitações que precedem a criação do Instituto Histórico e Geográfico do Itanhém (IHGI)

Publicado em: 13/04/2022 Atualizado:: abril 13, 2022

Almir Zarfeg e Dom Alexandre Carvalho na Barra do Itanhém

 

No último sábado (9) teve início a série de visitações que serão realizadas a pontos importantes do Rio Itanhém, cuja bacia envolve oito municípios mineiros e baianos – com nascente em Fronteira dos Vales e foz em Alcobaça.

 

“Vamos visitar trechos pontuais do Rio Itanhém e também os municípios banhados pelo grande rio”, afirmou Almir Zarfeg, idealizador do IHGI.

 

 

Zarfeg aproveitou a presença de Dom Alexandre Camêlo Rurikovich Carvalho para oficializar o início das visitações. Dom Alexandre – que é presidente da Federação dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e chefe da Augustíssima Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente – foi convidado formalmente para ser Membro Honorário da instituição sem fins lucrativos e de caráter científico e cultural.

 

Zarfeg e Dom Alexandre diante da Igreja Matriz de São Bernardo

 

As visitações in loco acontecem paralelamente com a realização de pesquisa bibliográfica e registros fotográficos, passando pela arquitetura, monumentos, arte sacra e depoimentos orais, como a recente visita a Alcobaça, que já se chamou Arraial do Itanhém (1747).

 

“Em Alcobaça visitamos e fotografamos a barra do Rio Itanhém, onde se dá o encontro do grande rio com o Oceano Atlântico. Passamos em revista também prédios históricos, como o casarão que funciona como sede do Poder Executivo; a casa do coronel Garcia Jr.; a Igreja Matriz de São Bernardo, que foi promovida à freguesia (paróquia) em 22 de dezembro de 1795; e construções relevantes como a Cacimba do Concelho, desativada em 1973 por questões de higiene. A campanha de fechamento das cacimbas da cidade foi liderada pela irmã Rafaela, da Ordem de São José”, informou Zarfeg.

 

Almir Zarfeg diante do casarão onde funciona o Executivo municipal

 

Ele acrescentou que esse misto de esforço e satisfação antecipa a criação propriamente dita do Instituto Histórico e Geográfico do Itanhém (IHGI), cuja pedra fundamental foi lançada por ele em Itanhém em dezembro de 2021.

 

“Nosso patrono-geral será o grande e inesquecível Antônio Garcia de Medeiros Neto, filho de Alcobaça que se tornou um dos homens públicos mais relevantes do país na 1ª metade do século XX”, concluiu Zarfeg.

 

“Estou muito honrado de ter recebido esta carta-convite para ser membro honorário do Instituto Histórico e Geográfico do Itanhém. Com toda certeza estarei aqui, em breve, para participar da instalação dele”, disse Dom Alexandre.

 

Zarfeg diante da Cacimba do Concelho, desativada desde 1973

 

Lista das pessoas que já receberam a Carta-convite:

 

José Carlos Teixeira;
Carlos Alberto Mensitieri;
Osdilton Sampaio;
José Sérgio Figueiredo;
Daniel Rocha;
Domingos Cajueiro Correia;
Juarez Borges São Leão;
Rubens Ferraz Neves;
Marcus Aurelius Sampaio;
Jackson Novais;
José Alberto Ranciaro;
Dom Alexandre Carvalho.


JORNAL INDEPENDENTE


Siga as redes sociais