Publicado em: 30/01/2022 Atualizado:: janeiro 30, 2022
A 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Itanhém ocorreu nesta última sexta-feira, 28 de janeiro, nas dependências do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, com o tema “A política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. O público foi reduzido para evitar aglomerações e a transmissão dos vírus Corona e H3N2.
O início do evento se deu por volta das 8:30 da manhã e contou com a presença do prefeito Mildson Medeiros, da secretária de Saúde, Aline Araújo, da coordenadora do CAPS, Flávia Brito, da representante do Conselho Municipal de Saúde, Luzinete Ferrugine e do representante dos usuários do CAPS, Noel Porto.
Mildson agradeceu a todos, falou que se sente feliz em saber que a primeira Conferência da Saúde Mental foi realizada em sua gestão e aproveitou para falar da reforma do prédio do CAPS.
“Queremos agradecer a participação de todos, dizer que estamos muito felizes em saber que essa 1ª Conferência está sendo realizada em nossa gestão. É muito importante falar de saúde, principalmente de pessoas especiais, de pessoas que precisam de um pouco mais do nosso cuidado. Nós estamos à disposição para dar o nosso melhor para tirar do papel, e fazer dar certo, as propostas que forem criadas aqui. É importante lembrar que fizemos uma grande reforma neste prédio, porque entendemos que, tanto usuários quanto colaboradores merecem um espaço melhor, um ambiente propício até para elevar a autoestima de quem está se recuperando e de quem trabalha”, disse.
A secretaria da saúde, Aline Araújo, parabenizou a equipe pelo trabalho realizado e disse que o assunto tem que ser debatido não apenas em conferências. “Quero agradecer e parabenizar a equipe, e dizer que somos uma família que, na medida do possível, estaremos trabalhando e conquistando cada vez mais. É muito importante estarmos abordando esse tema e, com fé em Deus, para os próximos anos, estaremos trabalhando esse tema em outros momentos, quebrando paradigmas e trazendo uma melhor qualidade de vida e uma eficácia melhor, tanto para os nossos usuários, quanto para aqueles que estão em casa sofrendo, mas com vergonha ou reprimidos de tentar pedir ajuda. Nossos profissionais estão capacitados e disponíveis para abraçar essa causa”.
A coordenadora Flávia Brito começou falando da qualidade dos serviços, agradeceu à força e o olhar do prefeito, no apoio dos trabalhos da unidade. Ela realizou uma palestra, referente ao tema da conferência e, em seguida, dividiu os grupos para a elaboração das propostas.
Após a elaboração e aprovação das propostas, os participantes elegeram delegados para representarem o município na próxima Conferência Estadual de Saúde Mental.
Fonte: Bahiaextremosul