Publicado em: 03/10/2024 Atualizado:: outubro 3, 2024
O presidente Lula (PT) foi o porta-voz da notícia sobre a falha técnica apresentada na aeronave presidencial que saia da cidade do México rumo ao Brasil. A pane foi apresentada cinco minutos após o avião começar a sobrevoar no aeroporto do país.
Além do petista, seguiam a bordo a primeira-dama Janja da Silva; a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; o chanceler Mauro Viera; as senadoras Soraya Thronicke (Podemos-MS) e Tereza Leitao (PT-PE); o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues; e Gabriel Galípolo, indicado de Lula ao Banco Central.
Todos escutaram um barulho forte após o piloto iniciar a operação de saída do México. Na tentativa de tranquilizar os passageiros, o mandatário se dirigiu até o piloto para saber o que havia acontecido, segundo informações da coluna Renata Agostini, do jornal O Globo. Na ocasião, o condutor da aeronave explicou ao presidente que o problema teria sido causado por uma falha no motor.
Ao repassar a mensagem para o grupo, Lula disse: “Nessa hora, até ateu reza”.
As duas horas estimadas inicialmente pelos pilotos nessa rota improvisada perto do aeroporto viraram quatro horas e meia. Com isso, a tensão e a irritação de alguns aumentou. Janja ”estava aperreada”, mas mantendo a tranquilidade, conta a senadora Teresa Leitão (PT-CE), que também integrava a comitiva.
“Todos ficaram mais contidos porque não tinha o que fazer. Alguns devem ter rezado. Eu sei que eu rezei”, diz Leitão.
O pouso de Lula e sua comitiva novamente no México só aconteceu às 22h16, quando os tripulantes desembarcaram e passaram para um avião de apoio. Todos chegaram ao Brasil na manhã de quarta-feira (2).
Fonte: Bahia.ba