• SEJA BEM-VINDO

Mão na massa: Suzano apoia grupo de mulheres na produção de biscoitos em Teixeira de Freitas

Publicado em: 16/12/2022 Atualizado:: dezembro 16, 2022

 

A atividade é alternativa de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social

 

Elas são um grupo de mulheres da periferia de Teixeira de Freitas (BA) e, durante a pandemia, buscavam uma atividade que pudesse gerar renda para ajudar no sustento de suas famílias. Assim nasceu o grupo Mulheres Mão na Massa, que passou a produzir biscoitos de diferentes tipos, mas a comercialização continuava a ser um desafio.

 

Por meio da Secretaria de Assistência Social do município, o grupo se aproximou da Suzano, que passou a apoiar a iniciativa orientando a organização, a produção, a gestão e a comercialização. O apoio da Suzano se dá por meio do Escritório de Projetos, área da empresa que reúne especialistas de diferentes áreas.

 

 

Rosa Braga, presidente da Associação Mulheres Mão na Massa, que hoje conta com 15 integrantes, destaca que a Suzano é mais que uma parceira nesse projeto. “Eles nos dão todo tipo de suporte, seja firmando novas parcerias ou ajudando com a documentação, comercialização dos produtos, divulgação, entre outros”, diz ela.

 

Ela conta que o projeto começou a partir de algumas reuniões de amigas e com o poder público local, e ganhou força com a parceria da Suzano por meio da iniciativa Juntos Somos Mais, que inclui o apoio e incentivo ao empreendedorismo. “Ao apoiar iniciativas como esta buscamos contribuir para alavancar parcerias que resultem em empreendimentos sociais capazes de gerar renda para as comunidades envolvidas”, destaca Andreone Souza, consultor de Desenvolvimento Social da Suzano.

 

As integrantes da Associação Mulheres Mão na Massa são dos bairros Cidade de Deus, Liberdade I e São Lourenço. Após receber treinamento e orientação, elas passaram a produzir diversos tipos de biscoitos, vendidos no comércio local. A Suzano, além de orientação técnica, também apoiou com equipamentos, criação e posterior confecção de material de divulgação da marca, além de uniformes e EPIs para as participantes, que foram entregues no mês passado em solenidade que marcou o lançamento da Associação.

 

 

Maria Sales de Almeida, uma das integrantes do projeto, conta que sua experiência está sendo muito positiva. “Eu soube do projeto há uns oito meses por uma colega que já participava e me indicou. A partir daí, comecei a aprender a como empreender, lidar com dinheiro, ganhar conhecimento, comercializar meus produtos. O projeto, além de me ajudar a gerar renda, me faz ser muto feliz”, afirma.

 

 

Rosa Braga, presidente da Associação, salienta que tem planos de ampliar o número de participantes. “Nosso objetivo é contemplar muito mais mulheres, principalmente as que estão vivendo em algum tipo de vulnerabilidade social, e dar a elas as mesmas oportunidades que estamos tendo”, ressalta, acrescentando que, com a parceria da Suzano, hoje já conseguem ter uma renda razoável para auxiliar no sustento de suas famílias.

 

 

 

 

Sobre a Suzano – A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br.

 

 


JORNAL INDEPENDENTE


Siga as redes sociais