• SEJA BEM-VINDO

Membros da ATL são premiados no Prêmio Literário Gonzaga de Carvalho; Carlos Mensitieri recebe homenagem póstuma

Publicado em: 26/08/2023 Atualizado:: setembro 3, 2023

 

Alguns membros da Academia Teixeirense de Letras (ATL) foram premiados no VIII Prêmio Literário Gonzaga de Carvalho, conforme resultado divulgado nessa sexta-feira (26) pela Diretoria Executiva da Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO). O concurso literário é dirigido aos membros correspondentes da ALTO e a sessão de premiação vai acontecer no dia 16 de dezembro, na cidade mineira de Teófilo Otoni.

 

O concurso literário – que premia trabalhos inéditos nas categorias poesia, crônica e conto com troféus, medalhas e certificados – recebeu inscrições de diversos estados brasileiros, como Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe e o Distrito Federal. Também recebeu textos de países como Portugal e Suíça.

 

Almir Zarfeg, Erivan Santana, Arolda Maria Figuerêdo e saudoso Carlos Mensitieri

 

Dos acadêmicos da ATL inscritos no Prêmio Gonzaga de Carvalho, apenas três tiveram seus textos premiados. São eles: Arolda Maria Figuerêdo – com os textos “Aos rios da minha terra” (poema) e “Pregão de apelidos” (crônica); Almir Zarfeg – com “Enjoadinho” (crônica); e Elias Botelho – com “Amor Cálido” (conto).

 

O saudoso acadêmico Carlos Mensitieri vai receber uma homenagem póstuma por “O bêbado filósofo e a garoupa”, crônica inscrita no certame. Ele ocupava a presidência da ATL e faleceu no dia 27 de julho de 2023, em Teixeira de Freitas, vitimado por um infarto.

 

Além de Teixeira de Freitas, outras cidades baianas – como Nazaré, Nova Viçosa e Salvador – tiveram textos inscritos e premiados. O destaque vai para Marina Barreiro Mota, de Nova Viçosa, que brilhou nas categorias crônica, com “O beijo não dado”, e conto, com “Seu o fusquinha do meu pai falasse…”

 

Presidente Raimundo Magalhães e o acadêmico e contista premiado Elias Botelho

 

“Meus parabéns à confreira Arolda Maria e aos confrades Almir Zarfeg e Elias Botelho por mais esta premiação que, sem dúvida, será importante para suas carreiras literárias. Aproveito para cumprimentar a ilustre conterrânea Marina Mota”, afirmou o presidente da ATL, Raimundo Magalhães.

 

Magalhães ainda parabenizou a Academia de Letras de Teófilo Otoni pela realização do Prêmio Gonzaga de Carvalho e pela homenagem ao saudoso Carlos Mensitieri. Ele lembrou que a ATL está preparando uma Sessão da Saudade em memória do membro titular e fundador da cadeira 10 e então presidente da ATL.

 

“Aproveito para convidar a todos e a todas para prestigiarem a 8ª edição do Prêmio Castro Alves de Literatura, realizado pela ATL e cujas inscrições serão abertas em breve, enviando seus textos nas categorias poema, conto e crônica”, concluiu.


JORNAL INDEPENDENTE


Siga as redes sociais