Publicado em: 08/09/2025 Atualizado:: setembro 8, 2025
O Ministério Público da Bahia deflagrou a ‘Operação Fauna Protegida’, que resultou na prisão de um investigado e faz parte de uma iniciativa nacional de combate aos crimes contra a fauna silvestre. A ação está alinhada ao projeto ‘Libertas’, desenvolvido pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), que busca fortalecer a capacidade de investigação e a efetividade dos Ministérios Públicos em todo o país.
A operação na Bahia foi elogiada pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama) do MPBA, promotor de Justiça Augusto César Matos, que destacou a importância da colaboração entre instituições. Para ele, os resultados são um reflexo do trabalho conjunto e da excelência da Promotoria Regional Ambiental da Costa do Cacau, em Ilhéus.
Segundo o presidente da Abrampa, promotor de Justiça Luciano Loubet, o projeto ‘Libertas’ atua na análise de estatísticas, estratégias e instrumentos jurídicos para o combate ao tráfico de animais, promovendo a capacitação de agentes públicos e a articulação entre os Ministérios Públicos de diferentes estados para compartilhar informações.