• SEJA BEM-VINDO

Nota: Prefeitura esclarece caso envolvendo venezuelanos da etnia indígena Warao

Publicado em: 16/08/2022 Atualizado:: agosto 16, 2022

 

A Prefeitura de Teixeira de Freitas vem, por meio de nota, esclarecer o caso envolvendo venezuelanos da etnia indígena Warao e a administração pública do município. Foi noticiado que os imigrantes que passaram por Teixeira de Freitas desembarcaram na cidade de Vitória hoje (16) em situação de abandono causada pela PMTF.

 

Segundo Marcelo Teixeira, secretário de Assistência Social, os membros da comunidade indígena desembarcaram em Teixeira de Freitas na última sexta-feira (12), vindos de Jequié e antes disso já estavam em peregrinação por várias cidades e estados brasileiros. Ao encontrá-los, a Secretaria imediatamente providenciou um abrigo provisório na Escola Municipal Tarsila do Amaral. Foram oferecidas alimentação, doações e atendimento médico.

 

 

 

Devido à ausência de comunidades indígenas em território teixeirense, não há o funcionamento de políticas públicas nem verba disponível que possam fornecer a assistência adequada a este grupo. Foi feito contato com a Funai, órgão federal responsável pelos indígenas, porém não houve sucesso em conseguir apoio. Apesar disso, todo acolhimento foi feito dentro das possibilidades do município. Alguns dias após a chegada do grupo, a administração pública atendeu o pedido dos venezuelanos e forneceu transporte para a região de escolha exclusiva deles, Vitória, no Espírito Santo.

 

“Cabem aos municípios onde eles passarem oferecerem toda a assistência possível, de acordo com os recursos disponíveis. Fizemos nossa parte enquanto seres humanos e políticos”, disse o secretário.

 

 

 

Histórico

 

Em abril de 2021, Teixeira de Freitas também recebeu um grupo de venezuelanos da etnia Warao. Na época, também foi feito todo o acolhimento necessário, com alimentação e atendimento médico, e busca dos órgãos responsáveis para resolver a questão, mas não houve adaptação dos indígenas, que optaram por seguir viagem.

 

……………………………….

 

Fonte: Ascom/PMTF

 


JORNAL INDEPENDENTE


Siga as redes sociais